Primeira edição da Feira Cultural da Mombaça celebra a cultura local em Saquarema
O Restaurante Toca do Peixe, na Estrada da Mombaça em Saquarema, será o epicentro da primeira edição da Feira Cultural da Mombaça neste fim de semana. Organizado pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras como parte do projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL), o evento ocorrerá das 13h às 17h no sábado (27) e das 10h às 17h no domingo (28).
A Feira Cultural visa revitalizar a cultura local da Região dos Lagos, oferecendo uma ampla gama de atividades e produtos. Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de iguarias preparadas com pescado local e artesanato típico, como pulseiras feitas de escamas de peixe, bonecos de crochê e ímãs decorativos. Opções gastronômicas como pão de queijo recheado e bolos de pote também estarão disponíveis para os visitantes.
Alice Braune, assistente técnica do eixo de ‘Turismo de Base Comunitária’ (TBC), ressaltou a importância do evento para a população local e sugeriu a criação de um calendário mensal de eventos semelhantes, seguindo o exemplo de iniciativas bem-sucedidas em Maricá.
“A realização da ‘Feira tem por objetivo criar uma mobilização local relacionada às atividades do turismo. Acreditamos que o município de Saquarema, no bairro da Mombaça, tem o potencial para fazer isso acontecer”, comentou Braune.
Geraldo Vieira, proprietário do restaurante Toca do Peixe, expressou entusiasmo com a realização da feira e manifestou a esperança de que ela se torne um evento recorrente.
“A expectativa é a melhor possível. Aqui no restaurante temos um espaço coberto que sempre dá para fazer uma música ao vivo, trazer as pessoas para conhecer um pouco mais da região. Torço para que tudo dê certo e que possamos realizar muitas outras edições da ‘Feira Cultural da Mombaça’”, disse Vieira.
Além da Petrobras, o projeto USSL conta com a colaboração de universidades federais como UFF e UFRJ, e organizações como Cardume, Planett, a Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônias Z-4 e Z-24, e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.