Primeira edição do concurso público nacional unificado atraí 1 milhão de candidatos, mas registra alta abstenção

Neste domingo (18), cerca de 1 milhão de candidatos participaram das provas da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado em mais de 200 cidades. O balanço foi divulgado pela ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dwerck. Na Região dos Lagos, as provas foram aplicadas em Cabo Frio.

Apesar do número expressivo de participantes, a abstenção foi significativa, com mais de 2 milhões de inscritos, mas uma ausência estimada entre 52% e 53%. Em Cabo Frio, relatos indicam que em algumas salas, com 35 inscritos, apenas 15 candidatos compareceram. Além disso, houve uma notável redução na presença de candidatos no turno da tarde, com casos de ausência na parte da manhã e comparecimento apenas no segundo período.

O gabarito oficial será divulgado nesta terça-feira (20), e as notas dos candidatos estarão disponíveis a partir de 8 de outubro. Os resultados finais estão programados para serem divulgados em 21 de novembro, com a posse dos aprovados prevista para janeiro do próximo ano.

Conhecido como o “Enem dos concursos”, o CPNU é o maior certame em número de inscritos já realizado no país, reunindo, pela primeira vez, mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais.