Primeira excursão de observação de baleias em Niterói proporciona experiência inesquecível aos participantes
Na manhã da última quinta-feira (20), um grupo de passageiros vivenciou momentos emocionantes durante o passeio de observação de baleias na costa de Niterói. A primeira saída do programa de Turismo de Observação Natural da Vida Marinha, uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o projeto Amigos da Jubarte, foi marcada por um espetáculo de baleias e golfinhos. Esta também foi a primeira excursão realizada em mar aberto na Região Metropolitana do Rio.
Orientados por biólogos e oceanógrafos do projeto e pela equipe da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), os passageiros receberam instruções detalhadas sobre como proceder durante a viagem. Duas horas após passarem pelas ilhas Pai e Mãe, em Itaipu, avistaram o primeiro grupo de três baleias a cerca de 100 metros da embarcação. Os animais realizaram acrobacias impressionantes, e mais tarde, outro grupo com duas baleias e vários golfinhos foi avistado. Durante o trajeto, tartarugas, atobás e outros animais marinhos também foram vistos.
Os passeios acontecem até 18 de agosto, sempre que as condições de navegação forem favoráveis. Cada excursão dura cerca de seis horas e é realizada por operadoras de turismo, garantindo o cumprimento das normas de avistagem regulamentadas pelo Ibama, que visam o bem-estar das baleias e dos turistas. Os interessados podem comprar ingressos neste site.
“É uma experiência muito gratificante saber que logo no primeiro passeio já avistamos cinco baleias e um grupo de golfinhos. Foi sensacional”, comemorou o presidente da Neltur, André Bento. “Niterói é a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a iniciar esse tipo de passeio. A Prefeitura investiu no estudo da viabilidade técnica e comercial do projeto e fez a interlocução com as entidades envolvidas.”
A Neltur baseou-se em dados de pesquisas, estudos científicos e projetos semelhantes para desenvolver a parceria. Capacitações foram realizadas em conjunto com o Instituto O Canal, a Capitania dos Portos e o SEBRAE-RJ, para todos os profissionais e proprietários de embarcações interessados em oferecer os passeios.
Bento destacou que Niterói está avançando em sua política de ecoturismo, com agências de turismo interessadas em oferecer essa nova opção de lazer. Ele acrescentou que há potenciais empreendedores dispostos a desenvolver mais essa forma de turismo sustentável.
Os participantes do passeio expressaram sua alegria e emoção. Jéssica de Souza Panice Lemos, que ganhou o passeio de aniversário, disse: “Eu sempre falava que queria fazer esse passeio e ele parecia não dar a menor atenção. De repente ele chegou e falou que comprou os ingressos. Não acreditei! Estamos aqui hoje e não trocaria essa emoção por nada.”
Caio Graco Serode Pontes, que comemorou seus 60 anos a bordo, afirmou: “Morei 30 anos em Miami, voltei agora com saudades de casa e tenho absoluta certeza que igual a Niterói não existe. Está sendo um dos meus melhores aniversários. É muito impressionante!”
A médica Romina Fonseca Fabião, que veio de São Cristóvão, no Rio, para participar, declarou: “É incrível essa interação com o mar, termos conseguido avistar as baleias. Parece que elas querem se comunicar com a gente. Essa proposta de um turismo sustentável, que também alerta quanto a necessidade de preservação, é muito legal. São momentos mágicos.”
O passeio de observação de baleias na costa de Niterói inaugurou com sucesso uma nova atração turística que alia lazer à educação ambiental. Com a promessa de mais saídas até agosto, a iniciativa reforça o compromisso da cidade com o turismo sustentável e a preservação da vida marinha.