Programa de atendimento móvel leva saúde preventiva a áreas distantes de Macaé

O governo de Macaé implementou um novo programa de atendimento móvel, proporcionando acesso a serviços de prevenção em saúde e qualidade de vida para moradores de áreas distantes do município. Nesta quarta-feira (17), a iniciativa foi realizada no Assentamento Celso Daniel, contando com a presença do prefeito Welberth Rezende, da Secretária de Atenção Básica, Natália Antunes, e do Secretário de Saúde, Alexandre Cruz.

O prefeito destacou a reestruturação da rede de Saúde, ampliando a oferta de serviços especializados e enfatizou o compromisso em tornar a saúde mais acessível e de qualidade para todos os moradores de Macaé.

Ação em Saúde no assentamento Celso Daniel. Macaé/RJ.

A estratégia do programa visa garantir acesso a serviços essenciais para prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida em áreas distantes dos principais polos de assistência da Atenção Básica. As unidades móveis complementam o trabalho da equipe da Atenção Básica nessas regiões.

Ação em Saúde no assentamento Celso Daniel. Macaé/RJ.

Na primeira etapa do programa, os moradores do Assentamento passaram por triagem e pré-consulta, sendo encaminhados para serviços oferecidos por diferentes segmentos da rede de Saúde. Destacam-se consultas de clínico geral e ginecologista, coleta de exame preventivo, atendimento odontológico, vacinação, orientações sobre métodos preventivos e testes rápidos de identificação de doenças.

O programa visa expandir essas ações para outros pontos da cidade, levando atendimento móvel a diversas comunidades e reforçando a atenção preventiva em saúde.