Programa de inclusão no Zoo-VR proporciona passeios acessíveis durante as férias
Neste período de férias, o Zoológico Municipal de Volta Redonda, o Zoo-VR, torna-se um dos destinos favoritos para as famílias. Com o objetivo de promover a inclusão e facilitar o acesso ao espaço, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), disponibilizará gratuitamente o ônibus do “Transporte Cidadão”, veículo acessível, para levar crianças e adolescentes com deficiência, além de seus familiares e responsáveis, ao Zoo-VR durante o mês de janeiro.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, destaca que o primeiro passeio está agendado para o dia 12 de janeiro (sexta-feira) e ressalta que a iniciativa visa proporcionar diversão e lazer às famílias durante as férias. Além do transporte, lanches serão oferecidos aos participantes.
“As crianças estão em casa durante as férias e querem se divertir. Essa ação segue o mesmo modelo que utilizamos para levar cadeirantes à Casa do Papai Noel no Natal. Volta Redonda está pensando na acessibilidade e inclusão”, destaca o secretário.
Os passeios ocorrerão na parte da manhã em seis datas, às sextas-feiras e sábados: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro. Interessados podem se inscrever entrando em contato com a secretaria pelo WhatsApp 3339-9031 ou pessoalmente na SMPD, localizada na Avenida 17 de Julho, nº 20, bairro Aterrado.
Além do transporte acessível, o Zoológico de Volta Redonda conta com estrutura inclusiva, oferecendo um parquinho adaptado para cadeirantes. Com compartimento exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs), o parquinho proporciona a interação entre todas as crianças, independente de suas habilidades.
Localizado na Rua 93C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília, o Zoológico Municipal de Volta Redonda oferece cerca de 300 animais de diversas espécies, espaço para piqueniques, recinto de imersão para proximidade com os animais e área verde para lazer ao redor da Floresta da Cicuta.