Programação de games e protótipos é destaque no “Inovar e Aprender” em Macaé

A cidade de Macaé sediou neste fim de semana (20) mais uma edição do programa “#InovareAprender”, promovido pela Prefeitura. O evento, que tem como foco a inovação pedagógica, robótica, educação e cultura maker, trouxe diversas atividades para os estudantes da região.

Um dos destaques foi a oficina “Scratch day”, um evento mundial incentivado pelo laboratório de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O objetivo dessa oficina foi disseminar o uso do Scratch, uma linguagem de programação que tem introduzido milhares de estudantes ao universo dos códigos, além de enfatizar a importância da fluência computacional e da computação criativa.

A tarde foi repleta de atividades, com programação de games, protótipos e até mesmo a contação de histórias como ferramenta desplugada para ensinar a programar. Estudantes da rede pública e privada de Macaé e região compareceram ao evento, demonstrando grande interesse e entusiasmo.

Luemy Ávila, designer educacional e responsável pelo programa #InovareAprender, explicou que o evento busca promover o entendimento da computação em três eixos, abrangendo alunos desde a educação infantil até o ensino médio. A proposta é preparar os alunos para lidar com as demandas inovadoras que surgem diariamente na sociedade.

“Macaé é referência mundial nesse aspecto. Fomos reconhecidos como uma instituição que democratiza a linguagem de computação e nosso objetivo principal é despertar o interesse dos estudantes pela computação, engenharias e áreas tecnológicas, desenvolvendo o pensamento computacional, alinhando a robótica e automação, e incentivando a solução de problemas de maneira inovadora e lúdica.”, ressaltou Luemy.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com protótipos de robôs, despertando o interesse e a curiosidade. João Pedro da Silva, aluno do sexto ano do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, expressou sua satisfação ao manusear um desses protótipos. “Estou encantado com toda essa tecnologia. Aprendemos a programar e a lidar com ela de forma simples, o que nos motiva ainda mais. Estou muito feliz por ter a oportunidade de aprender brincando”, compartilhou João Pedro.