Projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar” ensina alunos sobre a importância da preservação ambiental

Sol, animação e muito aprendizado marcaram a manhã de terça-feira (18) para os alunos da Escola Municipalizada Polivalente, que participaram do projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar”, na Lagoa de Imboassica, um dos pontos turísticos da cidade. O projeto utiliza a prática da canoa havaiana para demonstrar a importância do cuidado e das atitudes que contribuem para a preservação ambiental.

Criado há cerca de um ano, o projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Clube Crispy Koa Va’a. “O objetivo é levar os alunos da escola pública municipal para conhecerem esse grande espaço hídrico da nossa cidade, que é o habitat de diversas espécies da nossa fauna. Eles têm a oportunidade de participar de uma aula de canoa havaiana, aprendendo um pouco dessa cultura milenar também”, explicou Lúcia Helena Gama, Coordenadora de Educação Ambiental.

A proposta do projeto é fazer com que os estudantes se tornem multiplicadores de boas práticas ambientais, mostrando na prática os impactos do cuidado com o meio ambiente. “Hoje, por exemplo, recebemos os alunos da correção de fluxo e eles ficaram muito felizes por terem uma aula tão diferente, com a possibilidade de aprenderem tantas novidades. Isso contribui para que eles se tornem adultos mais amigáveis com o ambiente, conheçam para ajudar a preservá-lo dentro do seu bairro, da sua casa e sejam divulgadores da ideia de preservação sempre”, reforçou Lúcia.

A professora Monique Piras, que acompanhou os alunos, destacou a importância de ampliar o acesso e o conhecimento dos alunos através do contato com a canoa havaiana. “Ficamos muito felizes por essa oportunidade de estarmos aqui envolvendo os alunos em uma atividade como essa. Tenho certeza de que eles vão levar essa experiência para a vida deles”, concluiu.

O projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar” não apenas ensina os alunos sobre a importância da preservação ambiental, mas também oferece uma experiência prática e enriquecedora, incentivando-os a serem defensores ativos do meio ambiente em suas comunidades.