Reestruturação do transporte público em Petrópolis recebe elogios dos moradores

Segurança, limpeza e qualidade foram os aspectos mais elogiados pelos moradores das regiões anteriormente atendidas pela Viação Cascatinha, que agora são servidas pelas empresas Turp e Cidade das Hortênsias. A operação teve início na quinta-feira (16) como parte da primeira fase de reestruturação do transporte público da cidade.

“Estamos ouvindo as pessoas e construindo juntos essa reestruturação do transporte público da nossa cidade”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo. “Estamos avançando para garantir à população um serviço de qualidade e seguro”, reforçou.

Na quarta-feira (15), a Prefeitura de Petrópolis anunciou a caducidade e anulação do contrato com a Viação Cascatinha, que deixou de operar na cidade. As linhas foram assumidas por outras empresas do sistema de transportes do município até o fim do processo licitatório.

“Ônibus limpo. Tudo de bom. Não tenho mais medo de andar de ônibus. Foi a melhor coisa que aconteceu, ter colocado esses ônibus novos aqui”, comemorou a dona de casa, Maria Aparecida. Outra moradora, Maria Augusta, elogiou a limpeza dos veículos. “É outra coisa né. Ônibus limpo. Higiene. É outra coisa, muito diferente. Estamos felizes com isso”, comentou.

A caducidade do contrato ocorreu devido à inviabilidade de operação da empresa, que acumulou numerosas infrações segundo a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). “Ainda temos alguns gargalos, mas ouvindo a população e acompanhando a operação, vamos conseguir fazer ajustes e garantir um atendimento ainda melhor para os moradores dessas regiões”, afirmou o presidente da CPTrans, Diogo Esteves.

Para os moradores, as mudanças são bem-vindas e esperam que sejam permanentes. “Ônibus novinho, sem atraso, na porta. Uma ótima experiência. Não estou tendo nenhuma dor de cabeça”, disse Bárbara Lucinger, auxiliar administrativo. “Estava sendo uma humilhação para nós, que dependíamos desse ônibus, sempre com muito atraso e sem segurança. Espero que essa mudança continue e que nada derrube isso agora”, comentou a professora, Lucimeri Tomaz.