Relatótio da Firjan indica produção industrial fluminense cresce acima da média nacional

A Firjan destaca o crescimento da produção industrial no estado do Rio de Janeiro, superando a média nacional, conforme divulgado pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do recuo de 2,0% em outubro, ajustado sazonalmente em relação ao mês anterior, a indústria fluminense registra um crescimento de 4,0% nos últimos doze meses, ultrapassando a média da indústria brasileira (0,0%). Esse avanço foi notado tanto na indústria extrativa (6,5%) quanto na de transformação (1,4%). É importante ressaltar que o segmento de óleo e gás foi o principal vetor de crescimento nesse período, não somente na atividade extrativa, mas também em coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (+11,4%).

Apesar desses resultados positivos, a Firjan destaca que o setor industrial fluminense enfrenta desafios conjunturais e estruturais. A alta carga tributária e as taxas de juros elevadas permanecem como principais obstáculos para os industriais do estado do Rio de Janeiro em 2023. Diante desse cenário, ressalta-se a necessidade de prosseguir com esforços para avançar nas reformas estruturantes.

A Firjan reitera que não há espaço para um aumento na carga tributária no estado do Rio de Janeiro, pois isso teria impactos adversos no setor produtivo. O recente aumento na alíquota de ICMS é considerado incompatível com o atual contexto econômico enfrentado pela indústria fluminense. Destaca-se que somente com uma carga tributária adequada e melhorias na infraestrutura, o estado do Rio de Janeiro poderá fortalecer um polo industrial dinâmico, consolidar sua economia e criar oportunidades para toda a população.