Relicitação da BR-040/MG inaugura concessões rodoviárias de 2024

Recentemente, o Ministério dos Transportes realizou o primeiro leilão de concessão rodoviária de 2024, marcando a relicitação da BR-040/MG, trecho que conecta Belo Horizonte a Juiz de Fora. Esta rodovia, essencial para a malha rodoviária que integra diversos estados, tem sido alvo de críticas por parte de setores de Petrópolis e usuários devido à falta de infraestrutura e segurança.

O leilão, primeiro de um ativo federal rellicitado no país e o mais disputado desde 2018, contou com a participação de quatro concorrentes. O consórcio Infraestrutura MG, do Grupo EPR, venceu a concessão oferecendo um desconto de 11,21% sobre a tarifa mínima de pedágio e se comprometendo a investir R$ 8,7 bilhões em obras e serviços operacionais ao longo dos próximos 30 anos.

Renan Filho, Ministro dos Transportes, destacou a importância da relicitação para promover o desenvolvimento e a modernização da rodovia, garantindo mais conforto e segurança aos usuários. Ele enfatizou a necessidade de atrair investimentos privados para a infraestrutura do país e assegurar a qualidade na malha rodoviária.

As obras previstas, incluindo duplicações, ciclovias, passarelas e outras melhorias, deverão gerar mais de 73 mil empregos na região. A nova concessionária também será responsável por implementar pontos de parada para caminhoneiros, passarelas para pedestres, entre outras melhorias, atendendo às demandas da população.

A atual concessionária, a Concer, enfrenta críticas há anos por sua administração e pelos problemas enfrentados pelos motoristas, como o fechamento frequente da subida da serra devido a acidentes de caminhões ou chuvas, causando longos atrasos para aqueles que viajam para a Cidade Imperial ou Minas Gerais. O deputado estadual Yuri Moura defendeu a saída imediata da concessionária devido aos maus serviços prestados.

A relicitação da BR-040/MG faz parte do Novo PAC e da nova política de concessões rodoviárias do Ministério dos Transportes, que visa oferecer tarifas de pedágio mais justas, associadas a melhorias e intervenções nos trechos concedidos. Além disso, estão previstos mais 12 leilões de concessões rodoviárias para este ano, totalizando cerca de R$ 122 bilhões em investimentos privados nas rodovias federais.