Resende participou do exercício integrado de Segurança Nuclear na CNAAA em Angra dos Reis
No intuito de contribuir e fortalecer seus conhecimentos, uma equipe de Resende marcou presença no Exercício Geral Integrado de Resposta a Emergência e Segurança Física Nuclear, realizado na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) em Angra dos Reis, neste mês. Esse exercício de grande relevância reuniu profissionais de várias áreas, incluindo os resendenses, para um treinamento abrangente.
Compreendendo a complexidade e a importância vital desse exercício para todo o estado do Rio, Resende uniu forças a Angra dos Reis e às autoridades de segurança estadual, participando de um dos maiores esforços preventivos contra acidentes nucleares já conduzidos no país. A equipe de Resende, composta por Carolina Bittencourt, Valéria Baracho e Brenda Benites, membros da Vigilância em Saúde do município, colaborou na avaliação do exercício, em parceria com a equipe do Ministério da Saúde.
Recebidos por Romário Gabriel, coordenador da Vigilância Ambiental, e Teresa Leite, coordenadora do Programa Vigidesastres de Angra dos Reis, todos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos durante as atividades. O foco foi aprender mais sobre a execução de ações direcionadas à avaliação da eficácia da estrutura de resposta a emergências. A equipe de saúde de Resende buscou aprimorar ainda mais sua preparação para situações de emergência em Saúde Pública relacionadas a desastres nucleares, visando uma resposta coesa e unificada para a proteção da população.
Apesar da distância de 204 quilômetros que separa os dois municípios, a colaboração entre Resende e Angra dos Reis demonstra o comprometimento conjunto em garantir a segurança nuclear e a proteção da comunidade.