Restaurantes populares dão verdadeiro sentido ao Natal dos mais necessitados, no Rio

No Rio de Janeiro, o espírito solidário abraça aqueles que mais necessitam, proporcionando um significado especial para o Natal por meio de refeições festivas. Para atender a um maior número de pessoas que não tiveram a oportunidade de desfrutar da tradicional reunião familiar, os programas dos restaurantes populares, tanto na capital quanto no interior fluminense, ofereceram uma alternativa.

A celebração natalina para os cariocas teve início na sexta-feira passada, quando os frequentadores dos restaurantes populares de Bangu, Bonsucesso e Campo Grande foram surpreendidos com um cardápio especial em todas as unidades. Para celebrar antecipadamente o Natal, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, participou de confraternizações em Campo Grande, onde foram servidos 1.502 almoços. Posteriormente, seguiu para o Restaurante Popular Getúlio Vargas, em Bangu (servindo 1.650 almoços) e, em seguida, para o Restaurante Popular João Goulart, em Bonsucesso (servindo 902 almoços), onde também almoçou.

Considerando que as unidades não funcionam nos fins de semana e feriados, a ceia foi antecipada para que os usuários dos restaurantes pudessem apreciar um cardápio diferenciado. Em Bonsucesso, foram oferecidos pratos como chester à Califórnia, arroz à grega e rabanada de sobremesa. Em Campo Grande, o menu incluiu peito de frango ao molho de laranja, farofa e, como opções de sobremesa, rabanada ou salada de frutas. No restaurante de Bangu, o cardápio especial contou com frango, farofa e pudim como sobremesa.

No interior do Rio de Janeiro, o espírito natalino também se manifestou em atividades voltadas para os mais necessitados. Apenas neste ano de 2023, mais de 80 mil refeições foram servidas no Restaurante Popular da Prefeitura de Nova Friburgo, que diariamente oferece milhares de refeições deliciosas por um preço acessível de apenas R$3,00. Na última sexta-feira, o prefeito Johnny Maycon e o secretário de Serviços Públicos, Marcelo Silva, estiveram presentes na confraternização do Restaurante.

“Desde o início da nossa gestão, temos o hábito de almoçar com a comida do restaurante, pois não se trata apenas do preço, mas sim da qualidade excepcional da refeição. É o melhor almoço de Nova Friburgo”, destacou o prefeito, Johnny Maycon.

Em Campos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social promoveu um almoço natalino para usuários e funcionários dos abrigos Manoel Cartucho, Lar Cidadão e Casa de Passagem. A confraternização aconteceu no jardim do Manoel Cartucho, um espaço recentemente revitalizado e pintado.

Eliseu dos Santos, residente no Lar Cidadão há dois meses, expressou sua satisfação com o almoço: “Eu achei maravilhoso ter esse almoço, porque uniu todos os acolhimentos. Às vezes, não interagimos muito. Só tenho a agradecer pelo cuidado, atenção e carinho que recebemos, pois eles (os profissionais) não desistem de nós”.

No Restaurante do Povo de São Gonçalo, na sexta-feira passada, os presentes puderam desfrutar de uma ceia de Natal deliciosa, especialmente preparada para a população. O menu incluía opções como frango natalino ou torta de peixe, acompanhados de arroz, feijão, farofa agridoce, salada de batata e cenoura. A sobremesa foi pudim de coco, acompanhado por suco de uva.

Por fim, em Maricá, durante os dias da quarta, quinta-feira e sexta-feira passadas, foi oferecido um cardápio especial de Natal para todos que almoçaram no Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã. Entre as delícias típicas estavam o pernil assado com abacaxi, frango assado ao molho de laranja, farofa rica e rabanada. Centenas de pessoas compareceram ao local, que diariamente serve cerca de 800 refeições, com o custo de R$ 2,00 por refeição.

O morador de Paraíso, José Ludovico, de 63 anos, originalmente planejava não sair de casa devido ao calor, mas ao saber da ceia de Natal, mudou de ideia: “Eu passo o Natal sozinho em casa, então não iria fazer uma ceia só para mim. Ao saber do almoço no restaurante, decidi aparecer. A comida é boa aqui e ainda encontro os amigos”, afirmou.