Reunião do Comitê G20 da região serrana é transferida para 25 de julho em Teresópolis
A reunião do comitê G20 do Rio de Janeiro, edição Região Serrana, inicialmente marcada para os dias 12 e 13 de julho em Teresópolis, foi transferida para o dia 25 de julho. Com o tema “Cidades Resilientes e Cidades Inteligentes”, o evento visa debater políticas públicas para que as cidades possam enfrentar desafios como desastres naturais e mudanças climáticas.
A programação do evento incluirá painéis sobre Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes e Cidades Inteligentes. Também estão previstos grupos de trabalho focados em Gestão de Resíduos Sólidos nas Cidades Inteligentes, Educação Ambiental e Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, temas que são bastante pertinentes para Teresópolis.
O evento será gratuito, mas com vagas limitadas. As inscrições serão feitas online por meio de um link que será divulgado nos próximos dias.
G20 Brasil 2024
O G20 tem presidências rotativas anuais, e o Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente focado em questões macroeconômicas gerais, o G20 expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros. Composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais (União Africana e União Europeia), os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.