Rio das Ostras lança Programa de Proteção e Qualificação da Mulher
Rio das Ostras se prepara para lançar o Programa de Proteção e Qualificação da Mulher. A iniciativa foi discutida na Câmara de Vereadores na última sexta-feira (31), em evento organizado pela casa legislativa em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Rio das Ostras.
O Programa de Proteção e Qualificação da Mulher tem como objetivo garantir às mulheres acesso a informações, serviços e suporte por meio de equipamentos municipais para o atendimento da violência doméstica, violência de gênero e desigualdade. Além disso, prevê oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento de habilidades para a independência econômica das mulheres.
Durante a reunião, a advogada Mariângela de Castro, que também é coordenadora de Comunicação da OAB Mulher da Seccional do Estado do Rio de Janeiro, destacou a importância da troca de informações para a evolução e busca dos direitos das mulheres. Ela sugeriu que, além de preparar as mulheres para o mercado de trabalho, é importante capacitá-las em empreendedorismo, já que, estatisticamente, a maioria dos homens empreendem por escolha, enquanto as mulheres empreendem por necessidade. Para ela, esse olhar é fundamental para a emancipação feminina.
A diretora de Mulheres da 52ª Subseção da OAB de Rio das Ostras, Esmeralda Paes Maciel Lima, considerou o encontro bastante produtivo e anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para dar continuidade ao programa. “Teremos um Grupo de Trabalho, visando à inserção da Mulher no mercado de trabalho, através da oferta de cursos, que proporcionarão às mulheres a possibilidade de trabalharem, adquirirem independência financeira, aumentarem a autoestima e libertarem-se do ciclo da violência doméstica e familiar, já que a dependência econômica e falta de informação constituem alguns dos fatores impeditivos à libertação da mulher em relação à situação de violência”, afirmou.