Rio de Janeiro anuncia licitação para o Museu do Rock
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da EMOP-RJ e da Funarj, está se preparando para licitar a construção do futuro Museu do Rock, que será financiado pelo Programa Acelera Funarj. O projeto arquitetônico, desenvolvido pela EMOP-RJ, promete ser um novo marco cultural na cidade, localizado na Rua da Lapa, 49, no coração do corredor cultural carioca.
O projeto do museu foi apresentado nesta terça-feira (06/08) a músicos renomados como Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, e Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, além de Thadeu Vivas, filho do cantor Jerry Adriani. Thadeu anunciou que doará todo o acervo de seu pai para o museu, enriquecendo ainda mais o futuro espaço.
Com três pavimentos, o Museu do Rock contará com elevador panorâmico, palco removível, camarins, um auditório para 57 pessoas, café, bistrô, estúdio e áreas para exposições multimídia. O presidente da EMOP-RJ, André Braga, destacou que o projeto está aberto a sugestões de artistas e profissionais do setor, afirmando que a intenção é entregar o melhor espaço possível para a celebração do rock.
Jackson Emerick, presidente da Funarj, elogiou o projeto, destacando a parceria contínua entre a EMOP e a Fundação de Artes do RJ. “A EMOP conseguiu transformar as ideias do coletivo e dos roqueiros do Rio de Janeiro em um projeto lindo e maravilhoso”, comentou.
Dado Villa-Lobos expressou entusiasmo com a iniciativa, mencionando que possui materiais em casa que seriam mais bem preservados e acessíveis no museu. “Um lugar abandonado que vai virar uma joia, onde as pessoas poderão entrar, estudar, aprender e ver o que foi o rock na cidade do Rio de Janeiro,” afirmou.
Tico Santa Cruz destacou a importância do museu para celebrar o rock brasileiro, um gênero que, apesar de não ter origem no Brasil, se tornou uma expressão única da cultura nacional. “Ter um lugar como este no Rio de Janeiro é fantástico. Será um espaço que trará não só a história do rock brasileiro, mas também privilegiará nossa cidade e estado, locais de importantes festividades e celebrações do rock. Com certeza, este espaço ainda vai gerar muitas histórias para contar,” concluiu o artista.