Rio de Janeiro consolida sua posição como segundo maior produtor de aço do Brasil

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa celebra o crescimento econômico do estado do Rio de Janeiro no setor da produção nacional de aço bruto, consolidando o Rio como o segundo maior produtor do país. Os dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil na segunda-feira, dia 26, apontam um crescimento de 7,8% em relação a janeiro do ano anterior, com o estado do Rio concentrando 27,9% da produção total do país, totalizando 762 mil toneladas de aço apenas no primeiro mês deste ano.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, enfatizou que o crescimento da produção de aço no Rio de Janeiro é um indicador positivo para a economia como um todo. “O setor é um dos mais importantes para o estado, sendo a grande mola propulsora para o desenvolvimento econômico, gerando empregos, investimentos e impactando em outras áreas, como a construção civil, que absorve grande parte dos insumos produzidos”, ressaltou Paciello.

Além disso, Paciello destacou os incentivos oferecidos para atrair empresas para o estado. “As leis de incentivos fiscais têm sido importantes ferramentas que fortalecem e contribuem para que alcancemos patamares elevados no cenário da indústria brasileira”, acrescentou.

O presidente enfatizou o papel ativo da região Sul Fluminense no destaque do setor. “Nossa região possui uma economia robusta, com empresas como a ArcelorMittal em Barra Mansa, que elevam e contribuem para o cenário. Temos mão de obra qualificada, infraestrutura e recursos excelentes que atraem empresários para se instalarem aqui”, pontuou.

Paciello ressaltou a importância da localização estratégica de Barra Mansa para atrair investimentos. “Nós, aqui em Barra Mansa, já somos reconhecidos pela melhor logística do país, estando no centro do eixo Rio–São Paulo, às margens da Rodovia Presidente Dutra, com entroncamento para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, possuímos ramais ferroviários que vêm do Centro-Oeste e Sul do país. Seguindo essa linha, no ano passado lançamos nosso loteamento industrial, localizado na Via Dutra e que possui todos esses diferenciais atrativos de logística”, concluiu Paciello.