Rio de Janeiro intensifica combate à dengue em meio a crescente número de casos
O estado do Rio de Janeiro está mobilizado na batalha contra o avanço alarmante dos casos de dengue no mês de janeiro. Enfrentando uma situação que lembra os desafios da pandemia de Covid-19, postos médicos e hospitais estão sobrecarregados. A alta incidência da doença em todo o Brasil levanta alertas tanto para ações do poder público quanto para a conscientização da população.
Em âmbito nacional, os números da dengue são preocupantes, com 243,7 mil casos e 24 óbitos confirmados, sendo 163 em investigação. O Rio de Janeiro ocupa a sétima posição, com 17,7 mil casos. A faixa etária mais afetada é a de 30 a 49 anos.
Na capital fluminense, janeiro testemunhou um aumento significativo nos casos de dengue, registrando um crescimento de 44% em relação ao mês anterior, totalizando 10.156 ocorrências. Frente a essa realidade, a Prefeitura, liderada pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, apresentou um plano de contingência durante uma entrevista no Centro de Operações Rio (COR). O plano inclui a criação do Centro de Operações de Emergência (COE-Dengue), abertura de polos de atendimento, leitos dedicados a pacientes com dengue, uso de carros fumacê, e entrada compulsória em imóveis fechados.