Rio de Janeiro promove inclusão e aquecimento econômico com ações no mercado de trabalho
Com a chegada do fim do ano, o mercado de trabalho no estado do Rio de Janeiro está aquecido, tanto pelas contratações temporárias de Natal quanto por iniciativas que promovem inclusão social. Um exemplo marcante é o “Dia D” para Pessoas com Deficiência, que será realizado nesta quinta-feira (23), no Sesc São Gonçalo, bairro Estrela do Norte.
Promovido pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o governo federal, o evento tem como objetivo ampliar o acesso ao emprego para pessoas com deficiência e fortalecer a economia local. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu. “Queremos criar condições para que essas pessoas evitem sair do município para trabalhar, contribuindo diretamente para o crescimento econômico de São Gonçalo.”
No total, o Espaço da Oportunidade oferece 178 vagas, incluindo cargos como auxiliar de logística, corretor de imóveis e marceneiro. Para participar, é necessário levar documentos pessoais e um laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553 ou comparecer ao Espaço da Oportunidade, localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro de São Gonçalo.
Enquanto São Gonçalo foca na inclusão, Angra dos Reis está de olho em um impulso econômico significativo. Com o início da temporada de cruzeiros, a cidade espera receber 54 navios até abril de 2025, movimentando cerca de R$ 140 milhões e atraindo mais de 210 mil turistas.
O presidente da TurisAngra destacou o impacto positivo no comércio local, hotéis e restaurantes, além de promover as belezas naturais da região. “A chegada dos visitantes aquece não só o turismo, mas toda a economia de Angra dos Reis.”
Inclusão e desenvolvimento como prioridades
As iniciativas em São Gonçalo e Angra dos Reis demonstram o compromisso do estado do Rio de Janeiro com um mercado de trabalho mais inclusivo e sustentável. Seja por meio da inserção de pessoas com deficiência ou pelo fortalecimento do turismo, essas ações refletem o esforço para garantir oportunidades para todos, promovendo o crescimento econômico e a inclusão social.