Rio de Janeiro se torna epicentro de investimentos em óleo, gás, novas energias e naval

Mais de 90 projetos estão no horizonte do estado do Rio de Janeiro, abrangendo os setores de óleo, gás, energias renováveis e indústria naval. Destes, impressionantes 52% estão direcionados ao Hub de Energia do Norte Fluminense. Esses números promissores foram recentemente apresentados pela Firjan SENAI SESI durante a OTC Brasil, uma das maiores conferências de tecnologia offshore do país e do mundo, realizada no Rio de Janeiro.

“Com esses dados, a Firjan está demonstrando aos empresários nacionais e internacionais o potencial da nossa região para atrair novas indústrias, impulsionar nossa economia e diversificar o cenário industrial das cidades locais. Com essa visão de futuro, empresários e empreendedores de todos os tamanhos e setores podem planejar seus negócios de maneira mais eficaz, resultando na geração de mais empregos”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Em todo o estado, estão previstos investimentos impressionantes de US$ 182 bilhões em projetos de óleo, com destaque para o petróleo e seus derivados, gás natural, energias renováveis e a indústria naval. A conclusão desses empreendimentos é prevista a partir de 2024, e engloba projetos em andamento, confirmados e potenciais, com perspectivas após 2030.

Vinte projetos estão concentrados em São João da Barra, incluindo 10 em energias renováveis e oito em gás natural; nove em Macaé, onde também se destacam os projetos na indústria naval; e outros seis em Campos, abrangendo tanto energia renovável quanto gás natural. A região sozinha contempla 35 projetos, além de outros projetos no mar, que podem receber suporte das cidades locais, seja na revitalização de campos de petróleo, no descomissionamento de sistemas de produção da Bacia de Campos ou no desenvolvimento de fazendas eólicas offshore.

O Painel de Projetos de Energia no Rio de Janeiro foi realizado em colaboração com a Apex, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e a secretaria de Energia e Economia do Mar do estado, e está disponível para consulta neste link: [Link do Painel](https://bit.ly/3QqCpcd).