São Francisco de Itabapoana cria Ronda Maria da Penha para combater violência contra mulheres
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, lançou nesta semana a Ronda Maria da Penha, Guardiã da Mulher Sanfranciscana, projeto que atuará na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na cidade.
A iniciativa tem como atividade principal a realização de visitas diárias de acompanhamento às mulheres que tiverem a medida protetiva de urgência deferida pela Justiça. A Ronda é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano e a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), e contará com a atuação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento da SMTDH responsável por oferecer acompanhamento psicológico, social e jurídico a mulheres vítimas de violência.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que nem sempre é fácil identificar quando uma mulher está sendo vítima de violência. Por isso, ela incentiva as mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão, seja verbal, moral ou física, a denunciar essas agressões.