NiteróiÚltimas notícias

São Gonçalo promove ação de prevenção no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de São Gonçalo realiza uma importante ação de conscientização no Pátio Alcântara, das 9h às 16h. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, dentro da campanha Julho Amarelo, e tem como objetivo ampliar o acesso à informação e aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Durante o evento, a população poderá realizar testes rápidos gratuitos para sífilis, HIV, hepatites B e C. Além disso, serão distribuídos preservativos e gel lubrificante, enquanto a equipe técnica prestará esclarecimentos sobre formas de transmissão, prevenção e tratamento precoce das hepatites virais e demais ISTs.

“Os testes estão disponíveis o ano todo nas unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mas é fundamental lembrar que o mais importante ainda é a prevenção”, destacou Monique Gonzalez, coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais. O uso de preservativos, materiais descartáveis e esterilizados, além da não reutilização de objetos perfurocortantes, são atitudes simples que ajudam a evitar o contágio.

A subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane, reforçou a importância da conscientização contínua. “As campanhas são intensificadas neste período, mas o trabalho educativo acontece durante todo o ano, inclusive com palestras nas salas de espera das unidades de saúde”, afirmou.

Em São Gonçalo, o tratamento das hepatites virais é oferecido gratuitamente. Pacientes com diagnóstico confirmado são acompanhados por hepatologistas na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis (Parada 40) e no PAM Coelho, com acesso à medicação garantido pelo município.

Hepatites virais: o que são?

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes vírus — A, B, C, D e E — ou pelo uso de substâncias como álcool e medicamentos. Muitas vezes assintomáticas, elas podem evoluir silenciosamente e se manifestar com sintomas como cansaço, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Existem vacinas para os tipos A e B — esta última em três doses. Já a hepatite C tem tratamento e é curável. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar complicações graves e garantir qualidade de vida aos pacientes.