São João da Barra e Macaé estão entre as cidades que mais geraram empregos em novembro

De acordo com dados do Caged divulgados pela Firjan, São João da Barra e Macaé se destacaram entre as 10 cidades do estado do Rio de Janeiro que mais abriram postos de trabalho em novembro. O setor de Serviços foi o principal contratante em ambas as cidades, colocando-as em oitavo e nono lugar no ranking de geração de vagas.

Em São João da Barra, além dos Serviços (+295), a Indústria e Construção (+224) também registrou um número significativo de novos empregos. Destaque para as Obras de infraestrutura (+272), o melhor desempenho desde março deste ano. Já em Macaé (+505), além dos Serviços (+357), o setor de Comércio (+148) teve um papel importante, assim como a área de Alimentação (+130).

Outras cidades da região, como Quissamã (+10), São Fidélis (+6) e Cardoso Moreira (+1), também apresentaram saldo positivo em novembro. No entanto, Campos (-382) e São Francisco de Itabapoana (-208) registraram queda. O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, atribuiu o resultado ao término da safra de cana-de-açúcar em algumas cidades e destacou o turismo como um fator favorável para São João da Barra e Macaé, com esta última sendo beneficiada também pela Indústria, especialmente pelo Porto do Açu.

Considerando o acumulado de janeiro a novembro de 2023, o Norte Fluminense se destaca com três cidades entre as 11 que mais geraram vagas no estado: Macaé (+9.140), Campos (+4.446) e São João da Barra (+3.509).

Enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro gerou 23.514 novos empregos com carteira assinada em novembro, representando um desempenho estável em relação ao mesmo período de 2022. No acumulado do ano, o estado registrou a abertura de 165.701 novos postos de trabalho, com destaque para os setores de Serviços, Indústria, Comércio e Agropecuária.