São Pedro da Aldeia celebra o Dia Nacional do Livro Infantil com Sarau Literário
Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia realiza nesta quinta-feira (18), às 15h, um sarau literário em parceria com autores locais. O evento terá lugar na Biblioteca Municipal Prof.º Cordelino Teixeira Paulo, oferecendo uma programação especial para as crianças. As atividades incluirão contação de histórias infantis, teatro de bonecos, recitação de poesias, exposição de livros e microfone aberto aos participantes. A entrada é gratuita.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destaca que a realização do sarau é uma maneira de incentivar a leitura entre os jovens. “Incentivar a prática da leitura, desde cedo, deve ser um compromisso de todos nós. Ler contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento, a interpretação, a fala, o aprendizado e até a convivência, ampliando também nosso repertório cultural. O sarau também será uma excelente oportunidade para que os participantes possam conhecer o trabalho dos artistas e autores desse segmento da nossa cidade e região”, ressalta.
Para o evento, foram convidados autores da literatura infantil que participaram da Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA) e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), incluindo os escritores Bia Fernandes, Renato Fulgoni e Jailson Silva. Renato Fulgoni, escritor e idealizador da FLISPA, expressa sua satisfação com o encontro: “Encontros como esse são sempre muito especiais para mim. O contato com os estudantes sempre é uma experiência emocionante. Poder olhar nos olhos deles e ver que nosso país tem um futuro é muito gratificante. Agradeço a todos da Secretaria Municipal de Cultura pelo trabalho lindo”.
Outro destaque da programação será o Teatro de Bonecos Trio de Três, apresentado pela atriz bonequeira Cleise Campos, proporcionando performances lúdicas e momentos de experimentação de arte-educação. Durante o sarau, os participantes também terão espaço para leitura e recitação de poesias. “Neste Sarau, vamos mergulhar no universo mágico da literatura infantil e celebrar o legado de Lobato e de tantos outros escritores que enriquecem nossa cultura. O evento também é uma celebração pelo Dia Mundial do Livro Infantil e pelo Dia Nacional da Biblioteca, comemorados no início do mês”, complementa a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima.