Saquarema lança projeto EPES+40 Tech para inclusão digital de maiores de 40 anos
A prefeitura de Saquarema, em parceria com a Casa Brasil, deu início ao projeto EPES+40 Tech, uma iniciativa inovadora destinada a combater o analfabetismo digital entre moradores com mais de 40 anos. As aulas são realizadas na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema (EPES), localizada no Fly Shopping, em Bacaxá, e visam ensinar ferramentas tecnológicas, programação e empreendedorismo.
O projeto EPES+40 Tech tem como objetivo capacitar adultos e idosos para enfrentar as demandas da era digital, tanto no dia a dia quanto no mercado de trabalho. Ao longo do ano, serão oferecidas 300 vagas para os participantes.
A aula inaugural aconteceu nesta semana, com a presença da prefeita Lucimar Vidal, que enfatizou a importância da iniciativa para a inclusão tecnológica e social. “Estou muito feliz em participar deste momento. O avanço da tecnologia não pode excluir ninguém. Por isso, criamos o EPES+40 Tech, que vai atender pessoas que, muitas vezes, ficam fora do mercado de trabalho por falta de acesso às ferramentas digitais. Nosso objetivo é oferecer aprendizado didático para incluir essas pessoas nas novas realidades tecnológicas”, afirmou a prefeita.
Contrapartida Social e Benefícios
O projeto é uma contrapartida social da Casa Brasil com o município e visa proporcionar habilidades essenciais em um mundo cada vez mais digital. Além de ensinar o uso de dispositivos e plataformas, a proposta promove a inclusão digital e amplia oportunidades de comunicação, aprendizado e empreendedorismo para os moradores de Saquarema.
As inscrições estão abertas para pessoas com mais de 40 anos interessadas em aprender sobre tecnologia. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Escola de Programação de Saquarema para obter mais informações.