Saquarema se prepara para abrigar etapa do campeonato mundial de surf e torneios locais de futebol

Saquarema está prestes a viver um período intenso de atividades esportivas, recebendo uma etapa do Campeonato Mundial de Surfe em junho e também sediando jogos de duas equipes locais na elite do futebol carioca. O Boavista, clube tradicional da cidade, é uma presença constante no Campeonato Carioca, enquanto o Sampaio Corrêa, atual campeão estadual da Série A2, fará sua estreia na elite do futebol carioca.

O Boavista, que possui um histórico sólido no Campeonato Carioca, frequentemente atrai grande público para seu estádio, o Elcyr Resende de Mendonça. Por outro lado, o Sampaio Corrêa, com reforços como Emerson Carioca, Rodrigo Andrade, Alexandro e Rafael Tanque, busca consolidar sua presença na elite do futebol carioca.

A expectativa das autoridades de Saquarema é de um aumento significativo no engajamento da população nos jogos locais, estimando uma média de público superior a oito mil torcedores. O estádio Lourival Gomes já está passando por reparos para receber os jogos do Campeonato Carioca, que tem previsão de início na segunda quinzena de janeiro.

Esse fenômeno esportivo lembra situações vividas por outros municípios do estado no passado. Campos, na década de 90, manteve duas equipes – Americano e Goytacaz – no Campeonato Carioca, enquanto Três Rios, com o Entrerriense e América de Três Rios, também experimentou esse privilégio. Petrópolis, que terá Serrano e Petrópolis/Gonçalense na Segundona em 2024, busca uma oportunidade semelhante, mas apenas o campeão será promovido para a elite em 2025.

O Campeonato Carioca de 2024 começará em 17 de janeiro, apresentando jogos como Flamengo x Audax, Volta Redonda x Fluminense, Botafogo x Madureira, Vasco x Boavista, Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa e Portuguesa x Bangu.