Saquarema vira capital mundial do vôlei de praia e celebra cultura local na Vila do Vôlei
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, está em destaque no cenário esportivo ao sediar, até o dia 13 de abril, as etapas brasileira e mundial de vôlei de praia. Além da emoção das quadras de areia, o município preparou uma experiência completa para moradores e turistas, com uma programação especial na Vila do Vôlei, localizada no Campo de Aviação.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, transforma o evento esportivo em uma grande celebração da cultura local. A estrutura da Vila contará com dois galpões, onde 10 expositores de gastronomia e bebidas e 20 estandes de artesanato apresentarão os sabores e talentos da região. Um palco cultural será o centro de atrações musicais e atividades interativas, reforçando o espírito festivo do evento.
Também estarão presentes estandes das Secretarias de Turismo, Agricultura e da Bandeira Azul, oferecendo informações e reforçando os compromissos da cidade com o desenvolvimento sustentável, a valorização do produtor local e a qualificação turística.
Para Rafael Castro, secretário de Esporte, Lazer e Turismo, o momento é especial:
“Saquarema respira esporte e agora vive o auge com o vôlei de praia. Mais que grandes competições, temos uma programação para toda a família, que gera movimento na economia e reforça nossa vocação turística”, afirmou.
O calendário de competições será intenso. Até domingo, ocorre o Circuito Brasileiro, seguido pelo Sub-21, entre os dias 7 e 9. E, de 9 a 13 de abril, Saquarema recebe os melhores atletas do planeta no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, colocando a cidade no centro das atenções internacionais.
A expectativa é de que milhares de pessoas passem por Saquarema, movimentando hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral. O evento consolida o município como um dos principais polos esportivos e turísticos do Brasil, com uma agenda que une alto nível técnico, valorização cultural e incentivo à economia local.