Secretaria de educação de Macaé promove agricultura familiar na merenda escolar
A Secretaria de Educação de Macaé tem incentivado a agricultura familiar ao adquirir diversos gêneros alimentícios da região para compor a merenda escolar, destacando-se os laticínios produzidos localmente. Essa iniciativa visa garantir produtos frescos e de qualidade para os alunos, ao mesmo tempo em que beneficia os produtores locais.
A secretária de Educação, Leandra Lopes, enfatizou que a escolha dos laticínios produzidos em Macaé se deve à sua reconhecida qualidade e sabor, contribuindo para uma alimentação escolar mais acertada. Além disso, ao comprar produtos locais, a secretaria promove o desenvolvimento econômico do município, fortalecendo a cadeia produtiva e gerando empregos.
O coordenador da Merenda Escolar, Maurício Cooper, explicou que iogurte de morango, requeijão e queijo minas são fornecidos por produtores locais habilitados, cuja produção é processada e beneficiada pela cooperativa de Macaé. Esses alimentos são adquiridos por meio de chamamento público, assegurando que sejam provenientes da agricultura familiar, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além disso, a Secretaria de Educação adota a prática de disponibilizar o cardápio da merenda escolar um dia antes para os pais, visando informar sobre os alimentos que serão oferecidos aos alunos no dia seguinte. Essa medida busca garantir transparência e informação para toda a comunidade, demonstrando o compromisso da secretaria em oferecer uma alimentação de qualidade aos estudantes.
Para o maternal, pré-escola e Ensino Fundamental I, são oferecidos alimentos para desjejum/lanche, almoço, complemento e lanche integral, conforme o cardápio divulgado. O coordenador da Merenda Escolar ressalta que o cardápio desempenha um papel fundamental na promoção de uma alimentação saudável e adequada para as diferentes faixas etárias, sendo um documento de domínio público.