DestaqueRegião dos LagosÚltimas notícias

Secretário de Saúde de Búzios participa de conferência nacional sobre saúde do trabalhador

O secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer, participou nesta segunda-feira, em Brasília, da cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Representando o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Heringer integrou a mesa de abertura do evento, que segue até 21 de agosto e reúne gestores, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores brasileiros.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, a conferência tem como objetivo ampliar a participação popular na formulação de diretrizes para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, fortalecendo a atuação descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante sua participação, Heringer destacou a importância de fortalecer as políticas de saúde do trabalhador nos municípios. “Os nossos trabalhadores ainda precisam de muito apoio. O Conasems representa os 5.570 municípios do país e, em todos eles, já há um avanço significativo na Política Nacional de Vigilância em Saúde, que inclui a saúde do trabalhador. Este é um ponto essencial na defesa da política pública voltada para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, afirmou o secretário.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, e delegados do Ministério do Trabalho e Emprego.

A participação de Búzios no encontro reforça o compromisso do município com a promoção de políticas públicas voltadas à saúde e a valorização das condições de trabalho, buscando ampliar iniciativas que garantam mais qualidade de vida para os trabalhadores brasileiros.