Secretário Municipal do Clima de Niterói participa de painel sobre o futuro das novas gerações em congresso internacional

O papel determinante do futuro das próximas gerações estará em foco no painel que contará com a participação do secretário municipal do Clima, Luciano Paez, agendado para a próxima quarta-feira (9), no Reserva Cultural. A discussão faz parte do I Congresso Internacional de Direito: da Memória à Inovação – Rumo aos Novos Tempos, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Niterói. Ao longo do evento, temas de relevância contemporânea, como crimes digitais, direito sistêmico e sucessório, além de violência doméstica, serão abordados. O congresso está agendado de 7 a 9 de agosto.

Desde sua criação há pouco mais de 2 anos, em fevereiro de 2021, a Secretaria do Clima de Niterói tem se destacado como uma iniciativa pioneira no Brasil. O secretário Luciano Paez destaca a importância de adotar uma abordagem distinta e incorporar novos comportamentos ao visualizar o futuro.

“Este congresso internacional proporcionará um espaço de debate essencial e o foco reside na tarefa de moldar o presente enquanto mantemos nossos olhos no horizonte futuro. O tema de maior destaque será as mudanças climáticas. As implicações desse fenômeno acarretam consequências de proporções catastróficas, sobretudo para as populações mais vulneráveis. Tanto governos quanto a sociedade, empresas e instituições internacionais necessitam corajosamente reformular hábitos e práticas em direção a uma economia de baixo carbono. Somente assim conseguiremos preservar vidas em um cenário futuro que se apresenta desafiador”, explica Paez.

O secretário está entre os convidados especiais para integrar o painel dedicado a ESG (Environmental, Social and Governance): O Futuro das Novas Gerações. Essa abordagem é uma tendência atual e responde de maneira essencial aos desafios da sociedade contemporânea. Luciano Paez irá discorrer sobre o tema “O Processo de Governança Climática Local e a Construção de Políticas de Prevenção e Mitigação de Eventos Extremos no Contexto Brasileiro”.