Segurança pública é o principal desafio do Brasil no G20 Brasil 2024, revela estudo da Firjan

O “Panorama da competitividade dos países do G20 Brasil 2024”, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), aponta a segurança pública como o maior desafio do Brasil em relação aos outros países do G20. O estudo analisou indicadores como a porcentagem da população que se sente segura ao andar à noite e o número de homicídios por cem mil habitantes, colocando o Brasil na 25ª posição entre os 27 países avaliados.

Na área de segurança pública, o Brasil atingiu apenas 34% das metas estabelecidas pela ONU em 2022, ficando atrás dos demais países do G20 Brasil 2024, que têm em média 79% de atingimento dessas metas. A Firjan destaca a importância da integração das forças policiais, fortalecimento de políticas públicas e troca de experiências para avançar nesse cenário.

O estudo também ressalta que o Brasil se destaca positivamente na transição energética, atingindo 90,6% das metas da ONU, ficando atrás apenas da Noruega. Entre os indicadores avaliados estão acesso à eletricidade, utilização de combustíveis limpos e participação de energias renováveis no consumo final de energia.

A Firjan espera que o Brasil, na presidência do G20, possa abordar desafios específicos da região e enfatiza a importância do diálogo e união de governos e empresários para construir um futuro mais próspero e justo.