Seleções internacionais disputam etapas do Circuito Brasileiro e Global Tour de Handebol de Praia em Maricá

A cidade de Maricá se prepara para sediar duas importantes competições de handebol de praia neste mês de abril. A primeira delas é a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia de 2023, que começa nesta quinta-feira (20)  e vai até domingo (23). A segunda competição é a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), que será disputado entre os dias 26 e 30.

A entrada para ambas as competições será gratuita e elas serão realizadas na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, contando com a participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Segundo Gulliver Esteves, diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a competição ajudará a pleitear uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. “Esse é mais um passo dado até o nosso objetivo final: queremos mudar a realidade em nosso país e também no mundo. A etapa do Circuito Brasileiro e o Global Tour são dois eventos que a gente vem fazendo em parceria com a Prefeitura de Maricá. Mostra que a cidade, além de ser a capital nacional do handebol de praia, agora é a capital internacional da modalidade, sendo uma referência mundial”, afirma Esteves.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destaca que o evento vai movimentar positivamente a economia da cidade em diversos aspectos, tanto para o setor hoteleiro quanto para os bares e restaurantes. “No âmbito escolar, queremos popularizar o esporte ainda mais na nossa cidade e, para isso, realizaremos oficinas com professores e alunos da rede de ensino, onde atletas da seleção brasileira vão ensinar técnicas para iniciação na modalidade, dando seguimento ao que começamos em setembro de 2022 durante o evento Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia”, completa o prefeito.

Para Carlos Vagner Frauches, secretário de Esporte e Lazer de Maricá, receber eventos de grande porte na cidade é sempre muito importante. “O Global Tour de Beach Handball é a primeira etapa do campeonato mundial, ou seja, os melhores da modalidade jogarão nas nossas areias. Maricá só ganha!” disse o secretário.

O time masculino do Brasil, anfitrião do campeonato, conquistou o título na última edição do ANOC World Beach Games, o bronze no Campeonato Mundial de Handebol de Praia Masculino da IHF 2022, na Grécia, e é o atual campeão do Campeonato Sul e Centro-Americano de Beach Handball.

Nas seleções masculinas, estão confirmadas as participações da Argentina, Brasil, Chile, Portugal, Uruguai e Estados Unidos. Já nas equipes femininas serão do Brasil, Argentina, Chile, México e Estados Unidos.