Servidores Inovadores: projeto sobre informática no Hospital da Serra é destaque

O Setor de Serviço Social do Hospital da Serra macaense, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, recebeu destaque e premiação ao conquistar o 3º lugar no II Prêmio Servidores Inovadores na categoria Gestão – Pequenas Iniciativas, com a apresentação do projeto “Atualização administrativo-tecnológica com inclusão da informática no setor de Serviço Social do Hospital Municipal da Serra”.

A equipe premiada foi formada por seis pessoas: David Augusto Alves dos Santos, Ana Cristina Matos Pereira, Margareth da Costa Leite Menezes, Karina Carvalho Ribeiro da Silva, Cintia de Souza Marques e Juliana Benevides.

Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar as informações colhidas no trabalho da equipe de Serviço Social, ter maior velocidade de acesso aos dados das ocorrências, e aperfeiçoar a tomada de decisões técnicas.

A equipe explica que é importante vivenciar e acompanhar as mudanças e avanços tecnológicos, utilizando os instrumentos digitais disponíveis com maior velocidade, acessando os dados sociais registrados e produzindo dados para subsidiar, com mais exatidão, na elaboração de ações interventivas com maior qualidade.

David Augusto, representante da equipe, explica que essa atividade começou em 2020, quando foi inaugurado o livro de plantão virtual. “Uma vez implantado o livro virtual, passamos a digitalizar os livros de plantão manuscritos, desde a inauguração do setor, onde temos os primeiros registros datados de 15 de janeiro de 2007”, especificou.

“Todos os livros já foram escaneados e já estão armazenados de forma online. Passamos para a etapa da digitalização das fichas sociais e temos acesso a todos os atendimentos feitos pela nossa equipe aos pacientes internados até hoje. Deste montante de informações pode-se extrair inúmeras ideias para a construção de projetos, além da produção de análise crítica do trabalho registrado”, explicou.

Outros profissionais da área também reconheceram a importância do projeto e pretendem usá-lo como exemplo em suas unidades de saúde. A ideia é que a própria equipe faça o trabalho de suporte para quem for implantá-lo.

O Hospital Público Municipal da Serra Evangelina Flores da Silva fica na Avenida João Manoel da Silva s/n, em Trapiche.

 

Fotos: Divulgação