Simulado de evacuação prepara alunos para situação de emergência
Para contribuir com uma Macaé mais segura, inclusiva e resiliente, a Secretaria Adjunta de Defesa Civil realizou, nesta quarta-feira, um simulado de incêndio com evacuação na Escola Municipal Amil Tanos, localizada no Morro de Santana. A ação teve a participação de 180 pessoas e faz parte do Programa “Defesa Civil na Escola”. A proposta é treinar professores e alunos do 1º ao 6º anos, e demais profissionais das unidades escolares, para que saibam agir em caso de desastres.
De acordo com o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, a simulação foi um sucesso. “Conseguimos evacuar a escola em apenas seis minutos. É importante ressaltar que o simulado pode salvar vidas. Não há melhor lugar para trabalhar a autoproteção que as escolas. Os alunos e professores precisam aprender a lidar com a prevenção de acidentes dentro das escolas, em casa e na comunidade em que vivem”, pontuou Joseferson, que ainda ressaltou que o programa é contínuo e segue em diversas unidades escolares.
Emocionada, a diretora adjunta da escola, Tainá Seixas, destacou o cuidado dos agentes com os alunos especiais. “Sou mãe de uma criança especial e confesso que me emocionei quando percebi o cuidado e preparo dos agentes da Defesa Civil com os alunos especiais. Foi um simulado riquíssimo e eu só tenho a agradecer”, disse a diretora.
“É necessário descer a escada devagar, sem bagunça. Precisamos ter disciplina e calma. Se a gente seguir o que nos foi ensinado, a gente pode salvar as nossas vidas”, disse o pequeno Rian Leonardo Santos, de apenas 11 anos, que sonha em ser bombeiro.
O programa ainda prevê noções para autoproteção de desastres naturais, a partir do conhecimento de percepção dos riscos, bem como, prevenção e combate a incêndios e acidentes domésticos; primeiros socorros desde o atendimento inicial até a quem chamar; ambiente e cidadania; e implementação do Plano de Emergência para a Escola.