Teatro Mecanizado do Sesc Quitandinha é transformado em sala de cinema para a abertura da VII Festival de Cinema Po Petrópolis
Filmes sobre Padre Quinha e Sr. Lino fazem parte da programação desta quinta-feira
Tapete vermelho estendido no hall monumental do Sesc Quitandinha para receber a 7ª edição do Festival de Cinema Por Petrópolis e todo o público que participou da abertura do evento, na noite desta quarta-feira.
A solenidade contou com a presença do público e de secretários municipais, como a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu; da secretária de Turismo, Silvia Guédon; da diretora de Turismo, Evany Noel; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares; do secretário da Petrópolis Film Comission, Leonardo Cerqueira, além de profissionais do setor audiovisual da cidade. O Festival de Cinema de Petrópolis é uma realização da Pacheco Monteiro Produções e Kinobras com patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e da Águas do Imperador.
As produtoras do Festival, as atrizes Luciana Pacheco e Daniela Brescianini, comemoraram a realização da sétima edição do Festival de Cinema de Petrópolis. “Petrópolis é uma cidade linda, com vocação para o cinema e as artes. Somos sempre muito bem recebidos por todos e, em especial, pelo público. Este é o Festival de Petrópolis e, esse ano em especial, Por Petrópolis”, destacou Luciana Pacheco.
As produtoras agradeceram ainda o empenho do prefeito Rubens Bomtempo. “Queremos agradecer também ao padrinho do Festival, o prefeito Rubens Bomtempo que tanto nos apoio para a realização desta edição”, frisou Daniela Brescianini.
Convidada a subir ao palco, a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, destacou o trabalho que vem sendo feito para resgatar a cena audiovisual de Petrópolis.
“Temos aqui grandes artistas, técnicos, cenários lindos. Esse ano retomamos a Petropolis Film Commission para valorizar e impulsionar o setor na nossa cidade”, destacou. Diana aproveitou ainda para convidar a todos para a reabertura da Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura. “A única sala pública de cinema da cidade estava fechada há 5 anos. Vamos reabrir no dia 27 de outubro e, com isso, democratizar o acesso ao cinema e a grandes obras cinematográficas. Todos são muito bem-vindos”, convidou a secretária.
As primeiras exibições do Festival, foram projetadas em um telão montado no palco do Teatro Mecanizado, que se transformou em uma grande sala de cinema. O curta “O Cinema é Drops”, dirigido pela prata da casa Aline Castella, abriu o evento com a história das salas de cinema de Petrópolis.
“Este é um tema que as pessoas gostam, é nostálgico. Ver ele sendo exibido na nossa cidade é especial. Tem identificação e memória afetiva envolvidas. Os momentos que as pessoas acham graça e se emocionam, são muito gratificantes. Mais ainda é ver um filme petropolitano dividindo espaço com uma produção nacional”, comemorou Aline.
Em seguida foi exibido um recorte do longa “A Viagem de Pedro”, protagonizado por Cauã Reymond e dirigido por Laís Bodanzky. No trecho exibido, o público pode assistir o ex-imperador do Brasil cruzando o Atlântico para tirar o irmão do trono Português e colocar sua filha mais velha, em um momento de extrema fragilidade física e emocional. A solenidade de abertura foi encerrada com um coquetel para os convidados.
O Palácio Quitandinha, que já foi cenário para diversas produções cinematográficas, segue de portas abertas até domingo, para celebrar a sétima arte. Mais de 20 filmes estarão em exibição, além de oficinas, palestras, debates e capacitações.
Hoje, 20, tem exibição do filme “Padre Quinha – um coração sem fronteiras” e do curta-metragem “Sr. Lino e a sinfonia das badaladas”, ambos às 19h, no Palácio Quitandinha. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria antes da sessão.
Amanhã, sexta-feira, 21, serão exibidos os filmes da ação social do Festival de Petrópolis – Capacitando para o Futuro, em parceria com a Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe) e o Instituto Connections de Educação, com patrocínio da Certisign, às 13h30.
Ainda na sexta-feira, às 15h, tem painel sobre “Film Commission e as locações de Petrópolis”, com a presidente do Instituto Municipal de Cultura e outros membros da Petropolis Film Commission. No domingo, às 18h, a diretora de Turismo e Eventos da Turispetro, Evany Noel, e o secretário da Petrópolis Film Commission, Leonardo Cerqueira, falam sobre “Turismo Cinematográfico em Petrópolis”.
“O Turismo em parceria com o IMC está desenvolvendo um estudo sobre os locais da cidade que foram locações de filmes e novelas. Em breve todo o material vai estar disponível e será transformado em um circuito turístico cinematográfico, que é mais um forte segmento a ser aproveitado na nossa cidade”, destacou a secretária de Turismo, Silvia Guédon.
O VII Festival de Cinema Por Petrópolis segue até domingo. A programação completa está no Instagram do evento @festivaldepetropolis https://instagram.com/ festivaldepetropolis?igshid= YmMyMTA2M2Y=.
Foto: divulgação