Temporada de Festas Tradicionais: alegria e cultura em diversas cidades do Rio de Janeiro
As festas tradicionais estão em pleno vapor por todo o país! No estado do Rio de Janeiro, as cidades do interior estão se enfeitando para atrair um número cada vez maior de pessoas para esses eventos festivos. Mesmo com a chegada de julho e um inverno rigoroso, a animação continua alta, como apurado pelo RJ Post em municípios do estado, onde o turismo está aquecido.
Quando se fala em festas julinas, não se trata apenas das tradicionais celebrações rurais, com comidas típicas e pessoas vestidas com trajes quadriculados dançando em volta da fogueira. Em Petrópolis, a Bauernfest é um evento que conquistou o coração de turistas e moradores, sendo considerado um grande símbolo do Brasil que também homenageia os imigrantes alemães.
Iniciada no final do mês passado, a Bauernfest terá sua conclusão no próximo domingo. A famosa Cidade Imperial – que, até pouco tempo, era notícia devido à tragédia das chuvas em 2021 – recebe visitantes de todo o país durante esses dias. Quitutes germânicos, chope e uma série de eventos paralelos colocaram Petrópolis em evidência. Os hotéis e pousadas registram ocupação máxima, e o município viu sua população aumentar nesse período festivo.
No final de junho, Angra dos Reis promoveu uma festa tradicional dedicada aos idosos no Clube Comercial, no Centro. Cerca de 120 idosos compareceram vestidos a caráter, prontos para o animado arraiá da terceira idade. A prefeitura preparou diversas atividades para a diversão e confraternização do grupo.
“Esse encontro conta com a participação de todos os idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). É uma festa que realizamos todos os anos, onde eles brincam, dançam quadrilha e desfrutam de muitas brincadeiras e comidas típicas”, explicou Fernanda Lima, coordenadora técnica da Pessoa Idosa.
Em Maricá, foi concluído neste domingo o primeiro fim de semana do Arraiá de Maricá 2023, em Itaipuaçu. Com a quadrilha Cazumbá, shows do grupo Forró Brasil e do cantor João Gabriel, além de barracas com comidas típicas, o evento atraiu público de todas as idades. Foi uma grande celebração que contou com a presença maciça dos moradores.
Muitos vieram fantasiados, vestindo roupas quadriculadas e coloridas, trazendo vida e alegria ao local, que está situado em uma área da Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66), entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35). “É um prazer imenso poder fazer esse show para um público animado e cheio de energia, como o povo de Itaipuaçu. Estaremos juntos novamente nesse Arraiá, e espero receber ainda mais pessoas com essa energia positiva!” disse o cantor João Gabriel.
Em Campos, a primeira noite da Rancheirada do Farol foi um sucesso. O evento ocorreu no último sábado, no Camping do Farol, na Rádio Velho, com danças típicas e barracas com produtos tradicionais. O espaço ficou lotado, e o público se divertiu com os shows de Alex Maya e da Banda A Massa, com DJ Frenético animando os intervalos.
Esse evento em Campos faz parte do 6º Circuito Junino, uma iniciativa da Associação de Hotéis, Comércios e Similares (Ashcom), com o apoio da Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca).
Neste fim de semana, o tradicional distrito de Vargem Grande, em Resende, receberá mais uma edição da Festa, com uma programação repleta de atrações para toda a família. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de julho, com entrada gratuita.
“A Festa da Vargem Grande é um momento muito aguardado e celebrado pela população local. O clima é sempre maravilhoso, com muitas atrações que alegram pessoas de todas as idades. Teremos música de qualidade, danças típicas, comidas tradicionais e muitas outras atividades divertidas e saborosas integrando a programação. Nossa expectativa é que seja mais uma edição de grande sucesso”, declarou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.