Temporada de navios transatlânticos em Angra dos Reis promete agitar a cidade

A cidade de Angra dos Reis está se preparando para o início da próxima temporada de navios transatlânticos, com grande expectativa. De acordo com a TurisAngra, a previsão é de que 190 mil turistas desembarquem na cidade durante a temporada que se estende até 8 de abril de 2024. A primeira parada oficial está marcada para a próxima sexta-feira, 10 de novembro, com o desembarque de turistas no Cais de Santa Luzia, no Centro, a partir das 9h. O navio MSC Preziosa chega com 3.504 visitantes que terão a oportunidade de desfrutar das belezas de Angra dos Reis.

A temporada 2023/2024 contempla a chegada de um total de 58 navios à região. Desses, 20 atracarão na Baía de Angra e 38 na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Para garantir a infraestrutura necessária, a TurisAngra vem realizando reformas estruturais no Cais da Vila do Abraão e mantendo manutenções contínuas no Cais de Santa Luzia, no Centro.

O presidente da TurisAngra, Marc Olichon, expressou grande expectativa em relação ao início da temporada de navios em Angra dos Reis, destacando que a cidade continua sendo um dos destinos mais procurados por viajantes de cruzeiros que buscam uma combinação única de relaxamento e aventura em um ambiente verdadeiramente paradisíaco.

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico direto, indireto e induzido é de R$ 639 por passageiro no local de desembarque. No total, a TurisAngra estima uma injeção de R$ 130 milhões na economia local com a chegada dos navios. Além dos benefícios econômicos diretos, a temporada de cruzeiros também gera impactos positivos para a comunidade local, beneficiando lojas, restaurantes, guias turísticos e outros negócios, impulsionando a economia de toda a região.

Os turistas que desembarcam no centro da cidade têm diversas opções de passeios, incluindo os populares passeios pelas praias e ilhas. Além disso, uma opção que fez sucesso no ano anterior é o City Tour Religioso, que passa pelas igrejas históricas do Centro. Com visitas guiadas a construções centenárias que abrigam relíquias da fé, os visitantes podem se conectar com a história do Brasil, considerando que Angra é uma das cidades mais antigas do país e preserva uma parte significativa da memória e da história brasileira.

O presidente da TurisAngra reforçou o compromisso da cidade em receber os visitantes da melhor forma possível, destacando a importância de proporcionar uma experiência positiva para que os turistas desejem retornar. Mesmo que as paradas sejam breves, os turistas que se encantam com a cidade frequentemente expressam o desejo de conhecer mais, tornando Angra dos Reis um destino recorrente, o que é extremamente positivo para o setor turístico local.