Teresópolis impulsiona desenvolvimento agrícola, tecnológico e industrial com Condomínio Empresarial AgroTec
O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, firmaram um Memorando de Entendimento para a criação do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis. O projeto, que será implantado em uma área localizada em Venda Nova, no 3º Distrito, tem como objetivo estabelecer um novo modelo de desenvolvimento econômico para a cidade, oferecendo infraestrutura, fomento e incentivo a diversos segmentos da cadeia produtiva.
Com um conceito inovador que engloba Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento em um único espaço, o Condomínio AgroTec promete impulsionar a economia local e gerar cerca de 7.500 empregos diretos e indiretos, proporcionando renda para a população. O prefeito Vinicius Claussen agradeceu o apoio do governador Claudio Castro e do secretário Vinicius Farah, destacando que o Memorando de Entendimento é um contrato preliminar que estabelece as expectativas, direitos e deveres de cada parte envolvida.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou o potencial de Teresópolis para sediar o condomínio e consolidar setores fundamentais para a cidade, como Agricultura e Turismo. Representantes de entidades de classes, como vereadores, presidente da Aciat, presidente do Sincomércio Teresópolis, presidente do Sindicato Rural de Teresópolis e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis, também estiveram presentes no evento. Com uma área de mais de 500 mil m², a implantação do Condomínio AgroTec Industrial representa um marco histórico para Teresópolis.
Condomínio AgroTec
O Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis é um projeto que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento agrícola, tecnológico e industrial do município. Inserido no Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos ‘Pra Cima Terê’, essa iniciativa conta com a parceria do governo do estado e já foi apresentada à CODIN-RJ – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro.
O Condomínio será dividido em duas áreas. Na primeira, com uma área de 207 mil m², serão disponibilizados lotes para instalação de indústrias de baixo impacto, como processamento e beneficiamento de alimentos, fertilizantes, fabricação de bebidas e centros de distribuição, entre outras atividades que se adequem à região e às características de Teresópolis. Já a segunda área, com uma área total de 341 mil m², será destinada a um campo experimental agrícola, onde serão estudadas as culturas predominantes em Teresópolis e as técnicas de fortalecimento da produção. Nesse espaço, serão implantados laboratórios tecnológicos e um centro de pesquisas e formação profissional.
O foco principal do projeto é a instalação de indústrias que valorizem a vocação local, em especial a agricultura, sempre dentro das características do município. Alinhados com o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental da região será mantida, inclusive com a preservação das árvores existentes na área do empreendimento.
As atividades produtivas serão equilibradas com áreas de lazer e esportivas. Além disso, haverá investimentos na formação profissional dos trabalhadores e seus filhos, desde a creche até a formação superior. Pretende-se ainda implementar um centro comercial para atender ao Condomínio e ao entorno, aproveitando a produção local.