‘Tonteria’ de Alvaro Assis e ‘#Semfiltro’ de Bruno Oliveira Fernandes serão lançados na Casa de Petrópolis

Projeção e leitura de poemas dos autores que participam de um bate-papo com o público em mais uma edição do ‘Encontros das Palavras’

 

Evento gratuito será neste sábado,  às 19h

 

         A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe dois jovens autores petropolitanos neste sábado, a partir das 19h: Álvaro Assis e Bruno Oliveira Fernandes. Em mais uma edição do Encontros das Palavras, eles irão bater um papo com o público e fazer a leitura de alguns poemas. Com entrada gratuita, o evento contará com mediação da professora e multiartista Carol Pazos. 

“Esse ‘Encontro das Palavras’ é um evento importante porque vamos apresentar livros que foram lançados durante a pandemia, em um momento em que a poesia era uma das coisas que nos salvava. Então vamos ouvir e ver o que esses poetas têm a dizer, porque os livros também têm um aspecto visual muito importante, e vamos crescer, com os poetas!”, destaca o artista plástico Luiz Aquila, diretor de arte e cultura da Casa.

‘Tonteria’, lançado pela Editora Primata, é o quarto livro de Alvaro Assis. A obra é um sobrevoo sem paraquedas sobre um abismo prateado. Um livro pandêmico (pós-apocalíptico), marcado por finais e resignações, que flerta com a loucura e a mínima observação das possibilidades de sobrevivência. Álvaro convidou o artista Claudio Partes para o projeto Editorial. 

Já #semfiltro, de Bruno Oliveira Fernandes, traz poemas que remetem a uma dupla filtragem de matrizes em princípio antagônicas: o formalismo das experiências dos anos 60 e a distensão da poesia marginal da década de 1970. Com leveza e humor, Bruno brinda o leitor e os leva, com versos, na conversa de que mesmo a serpente, pelo poder do poeta, se transforma em serpentina, antídoto contra o baixo astral destes tempos tão sombrios.

E para mediar a conversa dessa dupla de grandes autores e o público, a poeta, compositora e pesquisadora, Carolina Pazos foi convidada. Doutora em História e mestre em Estudos Étnicos e Africanos, desenvolve pesquisas junto a comunidades negras rurais da Chapada Diamantina. Seu trabalho mescla História Oral, Antropologia e Literatura. Em 2019 publicou o livro Mulher correndo entre ciprestes (Editora Urutau).  Publicou poemas nas revistas eletrônicas Subversa, 7faces, Garupa, Antologia Isoporzinho-Arrastão (Oficina Experimental de Poesia) e blog Oceânica. Sua plaquete Dobrar o Vento sairá esse ano pela Editora Primata (no prelo).

Sobre os autores

Alvaro Assis é poeta e compositor petropolitano, nascido em 1978. É formado em Direito. Seu livro de estreia é Tardes Fevereiras, de 2007. No ano de 2013, publicou (Palavra Atirada), em 2018, lançou (EUtros) seu terceiro trabalho. Neste ano 2022 público seu último trabalho (Tonteria). Em 2015 foi eleito para Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni. Há mais de 20 anos vem participando de oficinas, saraus, intervenções, festas literárias e debates acerca do fazer poético.

Bruno Oliveira Fernandes, também nasceu em Petrópolis, onde vive e trabalha como professor. É graduado em Letras pela UERJ e mestre na mesma área pela UFRJ. Seu livro de estreia, #semfiltro, com poemas visuais e discursivos, foi publicado em outubro de 2020 pela editora Urutau.  Além disso, teve poemas publicados em veículos especializados em literatura, como o jornal Plástico Bolha e as revistas Uso, Habitat e Mallarmargens. Seus trabalhos também estão em seu Instagram, @cinereogris.

Sobre os Encontros

 

Com projeção e leitura de poemas, o evento “Encontro das Palavras” foi idealizado pelo diretor de arte e cultura da Casa, Luiz Aquila, que participou da efervescência do movimento literário da Poesia Marginal dos anos 70, realizando o projeto gráfico de três livros “Geração Mimeógrafo”.

 “Os Encontros das Palavras celebram a produção literária contemporânea, apresentando escritores petropolitanos, residentes na cidade ou que tenham um vínculo com a Casa de Petrópolis. O objetivo dos Encontros é promover a Casa e a cidade de Petrópolis como um lugar de importância para produção e divulgação da literatura nacional” destaca Aquila.

 

Essa iniciativa integra a programação do projeto “A Casa é sua! – Encontros da Casa de Petrópolis” e tem o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.

Foto: divulgação