Torben Grael e Magia IV vencem 74ª Regata Santos-Rio e fazem história na Classe ORC

No último domingo (28), o veleiro Magia IV, comandado pelo experiente Torben Grael, brilhou na 74ª Regata Santos-Rio ao conquistar o título na Classe ORC, uma das mais disputadas da competição. Com um tempo corrigido de 40 horas, 11 minutos e 24 segundos, a embarcação de 30 pés superou concorrentes de peso, incluindo os barcos Dona Bola e Maximus, que ficaram em segundo e terceiro lugares.

A regata, que percorre 200 milhas náuticas entre as baías de Santos e Guanabara, teve início na sexta-feira (25) e contou com a participação de 27 barcos, que enfrentaram condições desafiadoras e ventos variáveis até o final da noite de domingo. O veleiro Phoenix, que recebeu a Fita Azul como primeiro a cruzar a linha de chegada, completou a travessia em 30 horas, 38 minutos e 18 segundos, terminando em quinto lugar geral.

Com essa vitória, Grael celebra sua oitava conquista na Santos-Rio, batendo um recorde pessoal e comemorando o bicampeonato exato 20 anos após a primeira vitória com o Magia IV, em 2004. A tática de escolher um trajeto mais curto permitiu ao barco de menor porte aproveitar ao máximo os ventos e correntes.

“Optamos pelo caminho mais curto. Um barco menor como o nosso não precisa velejar tão arribado. Perto da Ponta do Boi, em Ilhabela, enfrentamos um bom trecho de contravento e depois um sudoeste de 15 nós na Ilha da Vitória. Nosso balão e casco estreito nos deram vantagem em ventos fracos”, explicou Grael.

A equipe contou com Murilo Novaes, que fez as previsões de vento, e o jovem tripulante João Marcelo, de 16 anos, cujo desempenho foi essencial. “Todos se dedicaram ao máximo, e manter contato visual com os outros barcos foi fundamental”, acrescentou o campeão.

Além da Classe ORC, a disputa foi intensa nas demais categorias. Beleza Pura 2 venceu a classe BRA-RGS, seguido por My Boy e Tangará. Na Classe Clássicos, Morgazek ficou à frente de Áries III, enquanto Lilá venceu a RGS Cruiser, superando o Maria Preta.

Organizada pelos Iates Clubes de Santos e do Rio de Janeiro, com apoio da CBVela e da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a Regata Santos-Rio também marca o reinício do Circuito Rio, que terá continuidade em 31 de outubro na Baía de Guanabara.