Tradicional caminhada do Outubro Rosa reuniu cerca de duas mil pessoas no Centro Histórico
Vestidos de rosa, em apoio à luta para o combate ao câncer de mama
A previsão de chuva não desanimou as cerca de duas mil pessoas que participaram da tradicional “Caminhada do Outubro Rosa”, neste sábado, pelas ruas do Centro Histórico.
O evento, que ficou suspenso por dois anos, por causa da pandemia da Covid-19, retornou de forma presencial e movimentou as ruas da cidade. A ação, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença, faz parte do extenso cronograma de eventos e atividades da 12ª campanha do Outubro Rosa 2022, promovida pela Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a APPO, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.
A concentração aconteceu na catedral de São Pedro de Alcântara, onde os participantes doaram alimentos não perecíveis, em troca da camisa da campanha do Outubro Rosa. A arrecadação será destinada para a montagem das cestas básicas distribuídas para as famílias assistidas pela APPO. No local, também foram oferecidos testes rápidos de glicose e aferição de pressão.
Após um aquecimento, os participantes receberem a benção do pároco da Catedral, padre Adenilson Ferreira, e do pastor Luiz Henrique Wilbert, e saíram em caminhada pelas ruas do Centro Histórico, seguindo pelas ruas: Imperatriz, Imperador, Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade e Avenida Koeller, encerrando o percurso no Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura.
Com o tema: “Histórias que Inspiram”, a largada para 12ª campanha do Outubro Rosa 2022 no município, aconteceu no Centro de Saúde Coletiva, no Centro, no dia primeiro de outubro. Durante todo o mês, histórias de superação vividas pelas vitoriosas, estão sendo contadas através dos eventos e das redes sociais da APPO.
“Na tarde de hoje o sentimento é de pura alegria. Neste ano que a APPO comemora 30 anos estamos de volta às ruas da cidade colorindo o município de rosa. A adesão dos moradores foi maior do que o esperado nesta linda caminhada. Seguiremos cuidando dos pacientes com câncer, fornecendo acolhimento, apoios psicológico, fonoaudiológico é muito mais. Estaremos juntamente com toda a equipe técnica do Hospital Alcides Carneiro no dia a dia do tratamento”, finalizou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.
Foto: divulgação