Transição energética conecta Macaé a Noruega

O potencial de desenvolvimento de projetos ligados à transformação do gás natural em energia, já consolidados diante da atual fase de retomada do mercado offshore nacional, foi destacado nesta segunda-feira, no encontro que fortaleceu laços institucionais entre Macaé e a Noruega.

A referência de Macaé para a indústria de óleo e gás nacional foi destacada pelo prefeito Welberth Rezende ao receber a Cônsul Geral da Noruega no Rio de Janeiro, Mai Tonheim.

“Trabalhamos muito na desburocratização dos nossos processos para atender, com agilidade e com responsabilidade, a demanda dos empreendedores que investem em vários segmentos econômicos, especialmente no segmento do petróleo, gás e energia”, ressaltou.

No encontro, Welberth destacou também o compromisso do governo em investir em iniciativas que também promovam o desenvolvimento sustentável da cidade, ao aprimorar o trabalho técnico que promova a proteção ao meio ambiente.

“Aprendemos também com as grandes empresas instaladas em nossa cidade a realização de iniciativas que protejam os nossos recursos naturais que são abundantes e bastante diversificados. A produção de energia renovável também é uma iniciativa defendida por nosso governo”, pontuou o prefeito.

Na visita a Macaé, Mai ressaltou o interesse de conhecer projetos voltados à produção de energia renovável, um passo importante na cooperação institucional já estabelecida entre a Noruega e o Brasil.

“Temos uma cooperação com o Brasil de muitos anos. Estamos enfrentando juntos o processo de transição verde e queremos trabalhar juntos nesta nova etapa, discutindo projetos e tecnologias voltados à energia renovável”, destacou a Cônsul.

A nova fase de prosperidade da cidade, baseada nos empreendimentos em fase de instalação que somam cerca de R$ 25 bilhões de investimentos privados, foi apresentada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, como a contribuição de Macaé no processo nacional de transição energética.

“Estamos preparados para nos tornar o maior hub do gás do Brasil, por receber a instalação de empreendimentos que criam toda a infraestrutura necessária para receber, processar e distribuir o gás produzido nas Bacias de Campos e de Santos, viabilizando o desenvolvimento de projetos que elevam a nossa participação no processo de transição energética nacional. E todo este parque também nos permite discutir e viabilizar projetos voltados à produção de energia renovável”, explicou o Secretário.

A recepção à Cônsul também contou com a participação dos Secretários da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha; de Turismo, Léo Anderson; de Políticas Energéticas, Tiago Rocha; o Chefe do Gabinete do prefeito, Rodrigo Cavour; além do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto; e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Macaé, Luís Henrique Fragoso.

Fotos: Rui Porto Filho