União e Indústria e BR-040: Unita quer garantia de acessos entre as rodovias fundamentais para a mobilidade de Itaipava

O movimento Unidos por Itaipava (Unita) intensificou seus esforços para buscar melhorias na conexão entre a BR-040 e a Estrada União e Indústria, rodovias fundamentais para a mobilidade da região de Itaipava. A BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais, e a Estrada União e Indústria, que atravessa Itaipava, têm enfrentado um aumento expressivo de congestionamento, o que torna urgente a implementação de intervenções nos acessos entre as duas vias. O Ministério dos Transportes está preparando a licitação para uma nova concessão da BR-040, mas o Plano de Exploração da Rodovia (PER) atual não contempla as melhorias exigidas pelo movimento.

Fabrício Santos, um dos líderes do Unita, sugeriu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalhem em conjunto para definir as responsabilidades quanto às intervenções necessárias. Ele ressaltou a urgência em solucionar problemas estruturais em acessos já existentes e sugeriu a criação de novos trechos de conexão em áreas onde o tráfego é mais intenso. Alexandre Plantz, também liderança do movimento, destacou que os acessos propostos incluiriam pontos que facilitariam a conexão entre a BR-040 e a BR-495, melhorando a mobilidade na região.

O Unita uniu forças com entidades locais como o Sicomércio e a NovAmosanta, que estão revisando o edital da nova concessão e sugerindo melhorias adicionais. Embora o leilão da concessão esteja previsto para o primeiro trimestre de 2025, Plantz alertou que as propostas atualmente em discussão podem não ser suficientes para resolver os desafios de mobilidade enfrentados por Itaipava.

O próximo passo do movimento é pressionar as autoridades para que o PER seja mais abrangente, contemplando não apenas a manutenção das vias, mas também melhorias na segurança e no fluxo de tráfego. Com o edital da concessão sendo finalizado ainda este ano e o contrato tendo uma vigência de 30 anos, o Unita acredita que é crucial garantir que suas reivindicações sejam incluídas no projeto final.