Unidade móvel do Sesc oferece mamografia e preventivo gratuitamente em Macaé
A prefeitura de Macaé e o Sesc-RJ uniram esforços para oferecer exames de mamografia e preventivo (papanicolau) gratuitos para as mulheres da cidade durante os próximos 60 dias. A iniciativa conta com uma unidade móvel instalada na Praça Washington Luiz.
Nesta terça-feira (21), a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, juntamente com o Gerente de Saúde do Sesc-RJ, Marcos Bezerra, celebraram o início dos atendimentos.
De segunda a sexta-feira, a unidade móvel do programa Sesc Saúde Mulher realizará 25 mamografias e 25 exames preventivos (papanicolau). As mulheres de 50 a 69 anos podem realizar mamografias sem necessidade de encaminhamento médico. Já as mulheres de outras faixas etárias precisam apresentar um encaminhamento médico. Para os exames preventivos, a orientação é a partir dos 24 anos.
“A unidade auxilia nas ações preventivas e de assistência em saúde da mulher, uma referência para os programas que integram a nossa rede de atenção básica”, destacou Natália.
Desde que iniciou o atendimento em 9 de março, a unidade móvel já realizou 113 mamografias e 108 exames preventivos. “Atendemos uma demanda do Sindicato Varejista em oferecer essa assistência para toda a rede do comércio local, estendendo também o serviço para toda a população da cidade”, afirmou Marcos Bezerra.
A instalação da unidade móvel na Praça Washington Luiz é uma demanda apresentada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Macaé (SincoMacaé), com objetivo de facilitar o acesso das mulheres da cidade, especialmente as que trabalham no comércio local e no setor de serviços, a exames essenciais para a prevenção à saúde.
A parceria entre a prefeitura e o Sesc-RJ também conta com o apoio da Fecomércio-RJ, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O evento também contou com atendimentos realizados pela Unidade Móvel da Coordenadoria Especial de Odontologia, além das ações preventivas dos polos dos programas IST/Aids, Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (PCD) e Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas).
Alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também realizaram uma ação educativa sobre o câncer de mama. As equipes das Secretarias de Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres também participaram da ação.