NotíciasRio de JaneiroÚltimas notícias

Unifase promove workshop gratuito sobre envelhecimento ativo e qualidade de vida na terceira idade

O aumento da expectativa de vida no Brasil, que passou de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, segundo o IBGE, evidencia não apenas os avanços nas áreas de saúde e educação, mas também a urgência de repensar as políticas públicas voltadas à população idosa. O cenário de envelhecimento acelerado exige um olhar mais amplo e interprofissional, capaz de assegurar autonomia, bem-estar e inclusão social na maturidade.

Diante desse desafio, a Unifase/FMP promove, no dia 9 de agosto, das 9h às 11h, o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade”, no campus Barão (Av. Barão do Rio Branco, 1.003). Gratuito e aberto ao público, o evento será conduzido pela enfermeira e professora Carolina Laranja, especialista em Enfermagem Gerontológica pela UFF, e tem como objetivo estimular uma nova percepção sobre o envelhecimento — como uma etapa repleta de possibilidades, aprendizado e plenitude.

Voltado a estudantes, profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários, idosos e familiares, o workshop propõe uma reflexão sobre estratégias para uma maturidade mais ativa e saudável, valorizando o compartilhamento de saberes e o reconhecimento da experiência de vida dos idosos. Para Carolina Laranja, a formação de profissionais preparados para lidar com as especificidades da terceira idade é essencial para a construção de um cuidado mais humanizado e respeitoso.

A iniciativa reforça a importância da interdisciplinaridade no cuidado à pessoa idosa, com foco em práticas baseadas em evidências e no protagonismo do envelhecer. Mais do que um evento, o workshop se insere em um movimento necessário para tornar a sociedade mais inclusiva, preparada e sensível aos desafios e oportunidades da longevidade.