Urologista esclarece dúvidas de pacientes sobre o câncer de próstata

A manhã da última quinta-feira, marcou a realização de mais uma ação que integra a campanha do Novembro Azul em Petrópolis. O médico urologista Rafael Gabrich, participou de uma roda de conversa com pacientes em tratamento contra o câncer de próstata e familiares de pessoas que já passaram por acompanhamento da doença, no Centro Regional de Radioterapia – RadioSerra.

O movimento é promovido em parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a APPO, que tem encabeçado junto a Prefeitura, ações para reforçar a importância de uma programação com o objetivo da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Temos há quatorze anos realizado o movimento do outubro rosa, que chama a atenção sobre o câncer de mama. E conquistamos inúmeros avanços em políticas públicas dedicadas à mastologia para as mulheres. Hoje buscamos ampliar o acesso para os homens também, através da conquista de um setor específico para tratar esses casos e conseguir melhorias e consequentemente,  mais consultas, cirurgias e exames, ampliando as possibilidades de cura”, afirma Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.

Ao longo do encontro, o médico tratou de temas de extrema relevância para a saúde do homem, como a resistência às consultas, a importância do PSA para identificar possíveis alterações na próstata, taxa de sobrevida, cirurgias e tratamento.
“Os homens precisam procurar o urologista a partir dos 50 anos.  Mas existem alguns casos que exigem atenção especial, como por exemplo:  aqueles que tem histórico de câncer de próstata na família e pessoas negras. Nesses casos, a chance de desenvolver tumores é maior e por isso recomendamos o acompanhamento, já que a doença se instala de forma silenciosa. Quando os casos são diagnosticados precocemente, a taxa de cura é muito maior. Por isso esses encontros são momentos muito importantes, já que esses pacientes conseguem se abrir, tirar dúvidas e auxiliar a espalhar informações e evitar um aumento no número de mortes. Precisamos propagar cada vez mais a informação e essa oportunidade é incrível”, detalha o Médico Urologista Rafael Gabrich.
O próximo encontro acontece na quinta-feira, a partir das 10h na Rua Dr. Sá Earp, 309 – Centro.
Foto: divulgação