Vacinação bivalente contra a covid-19, em Cabo Frio, atenderá idosos com 70 a 75 anos e grupos prioritários na primeira fase

A ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado

Começa, nesta terça-feira, a campanha de vacinação contra a covid-19 em Cabo Frio.

Para 2023, o imunizante disponibilizado será a vacina bivalente, que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

A imunização será estratificada por idade dentro dos grupos prioritários. Tal medida será adotada devido à quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Governo Federal e repassadas pelo Governo do Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades. Por isso, haverá disponibilização dos imunobiológicos por faixa etária.

A primeira fase irá abranger pessoas de 70 a 75 anos; e quem vive em instituições de longa permanência (ILPI).

Segundo a coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas, tão logo seja confirmado o recebimento de novos lotes da vacina, será anunciada a ampliação, conforme as normas técnicas.

“Recebemos 2.946 doses da vacina bivalente. Aguardamos novas orientações do estado quanto a entrega de um novo lote. Tão logo chegarem mais vacinas, avançaremos o calendário”, explica Patrícia.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que mais de 16 mil munícipes fazem parte do público-alvo selecionado pelo Governo Federal.

Em Cabo Frio, todos os imunizantes contra a covid-19 estão disponíveis em 19 unidades de saúde, que funcionam, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, também têm todos as vacinas e funcionam das 8h às 16h.

Já nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Vila do Sol, Vila do Ar, Caminho de Búzios, Cajueiro e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Praia do Siqueira estão disponíveis somente a vacina bivalente contra a covid-19.

 

Foto: divulgação