Vacinação contra a Influenza prossegue no interior do Rio de Janeiro durante feriado de 1º de Maio
Durante o feriado do Dia do Trabalhador, a vacinação contra a Influenza continua em ritmo acelerado nas cidades do interior do Rio de Janeiro. Mais de 440 doses da vacina foram administradas nos três pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura. A ação é parte da campanha “Vacina para Todos”, organizada pela Secretaria de Saúde, visando aumentar a cobertura vacinal contra a gripe.
Em Itaipava, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, foram aplicadas 175 doses, seguidas da Praça da Liberdade, com 168 pessoas imunizadas, e no Parque Cremerie, onde 99 pessoas receberam a vacina.
Maricá ampliou a campanha de vacinação contra a Influenza para o público em geral, disponibilizando a dose anual de proteção para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacinação está disponível até 31/05 nas Unidades de Saúde da Família (USF) e na Unidade Móvel.
Em Campos, uma equipe de enfermeiras e técnicas de enfermagem aplicou cerca de 200 doses da vacina no público do Hospital Geral de Guarus (HGG). A diretora clínica da unidade, Luísa Barreto, comemorou o resultado da campanha, destacando a importância da vacinação para os profissionais da saúde.
Em Niterói, um novo ponto de vacinação será aberto no Plaza Shopping para imunizar a população contra a gripe. A imunização também está disponível nas unidades de saúde do município e no Mercado Municipal, com a ampliação do público-alvo da campanha para pessoas a partir de seis meses de idade. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, reforçou a importância da vacinação para aumentar a cobertura vacinal da população.
Em Teresópolis, a campanha de vacinação contra a gripe inclui toda a população acima de seis meses de idade, visando garantir a saúde da população nos meses mais frios do ano e evitar complicações causadas pela doença.
A Influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença, protegendo não apenas o indivíduo vacinado, mas também a comunidade em geral. Manter a cobertura vacinal em dia é essencial para evitar surtos e complicações causadas pela gripe, garantindo a saúde de todos.