Veja o levantamento da FIRJAN sobre o roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro
Nota Técnica da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro aponta um prejuízo direto de R$ 283 milhões.
A Nota Técnica “Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2024”, elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), destaca uma redução significativa de 24% no roubo de cargas em relação a 2022. Apesar dessa melhoria, o número de ocorrências ainda é considerável, com 3.225 casos registrados no ano passado, o que representa uma média de 9 roubos de caminhões por dia, principalmente na Região Metropolitana do Rio.
O levantamento, baseado em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), aponta um prejuízo direto na ordem de R$ 283 milhões, considerando o valor médio das cargas roubadas. Além disso, há custos indiretos como contratação de segurança privada e seguros, que muitas vezes ultrapassam a perda direta.
A integração entre as forças de segurança federais e estaduais foi crucial no combate a esse tipo de crime, visando desmantelar toda a estrutura criminosa envolvida no roubo de cargas. Investimentos em inteligência e ações direcionadas ao combate ao mercado ilegal foram destacados como medidas essenciais para garantir segurança à população e promover melhorias na logística do estado, impulsionando o desenvolvimento econômico fluminense.
A análise revela que em 2023, o roubo de carga no estado do Rio de Janeiro estava altamente concentrado na Região Metropolitana, representando cerca de 97% dos casos registrados. Mais da metade dessas ocorrências ocorreu em oito das 137 Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP) do estado. Essas áreas são atravessadas pelas principais rodovias do Rio de Janeiro, como BR-040, Washington Luís; BR-101, Avenida Brasil; BR-116, Presidente Dutra; e BR-493, Arco Metropolitano. Embora tenha havido uma redução geral no estado, as CISP localizadas nas proximidades do Arco Metropolitano apresentaram um aumento de 4% nos roubos de carga em 2023.
Destaca-se uma redução significativa nos casos na região do entorno do Porto do Rio de Janeiro, com uma diminuição de mais de 31% em relação a 2022. O Porto do Rio desempenha um papel crucial como polo logístico para o transporte de carga, movimentando mais de R$ 94 bilhões em cargas em 2023.
Outros destaques positivos incluem reduções nos roubos de carga nas CISP de Campo Grande, Pavuna e Realengo, assim como em quatro CISP de São Gonçalo, no Leste Fluminense, que registraram uma queda de 38% em relação ao ano anterior.
Desde fevereiro de 2023, a Firjan Caxias e Região vem conduzindo um Grupo de Trabalho dedicado a discutir iniciativas para coibir o roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro. O grupo visa aproximar diferentes entidades para desenvolver alternativas e fortalecer a resposta a esse tipo de crime, com a participação de representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, empresários, entidades do setor de transporte, Ministério Público e autoridades municipais de segurança.
A Nota Técnica “Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2024” pode ser baixada no link:
https://www.firjan.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8AE4828C8DBC54DA018DC29994C43D7B