Vestibular Social em Petrópolis atrai mais de 1.600 candidatos

Neste domingo (21/01), 1.602 pessoas participaram das provas do Vestibular Social 2024, uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Os exames foram aplicados no Campus Dom Veloso, localizado na Rua Benjamin Constant, no centro da cidade.

O Vestibular Social oferece 200 bolsas integrais para estudantes da rede pública de ensino, além de participantes do Encceja e do Cefet. O prefeito Rubens Bomtempo, presente no local, destacou a importância do programa para proporcionar acesso ao ensino superior. Membros do Conselho Municipal de Juventude também estiveram presentes para auxiliar os candidatos na fila, fornecendo informações sobre as datas de divulgação dos resultados.

Entre os candidatos, Maria Cláudia de Oliveira, 41 anos, expressou sua busca por realizar um sonho antigo de cursar Direito. Mãe aos 13 anos, ela parou de estudar muito cedo e viu no Vestibular Social uma oportunidade de voltar à sala de aula. A vice-reitora da UCP, maestro Marcelo Vizani, ressaltou a transformação que a parceria entre UCP e Prefeitura proporciona na vida dos estudantes.

As bolsas integrais, financiadas pela Prefeitura, são destinadas a 14 cursos oferecidos pela UCP, incluindo Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Fisioterapia, Psicologia, entre outros. O Vestibular Social iniciou em 2008 e foi retomado em 2022. Os resultados serão divulgados em 30 de janeiro, com matrículas programadas para ocorrerem entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. O processo contempla ainda convocações de reclassificados e suas respectivas matrículas.