Visita guiada ao Forte Marechal Hermes resgata a história de Macaé

Uma visita guiada ao Forte Marechal Hermes proporcionou aos participantes um encontro com o passado, repleto de curiosidades e informações históricas de um período que antecede a construção da Vila Macaé, em 1813. Durante a visita, realizada nesta segunda-feira (1° de maio) em parceria com a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, o público pode explorar de perto locais como o monumento do marco inicial da cidade, datado de 1613, a Sala das Honras (Museu do Quartel) e outros espaços que fazem parte do patrimônio histórico-cultural macaense.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Adjunta de Turismo, teve grande sucesso com mais de mil pessoas realizando o cadastro no primeiro dia de inscrição. O projeto integra o planejamento da pasta, que busca formas de integrar moradores, visitantes e turistas aos locais históricos da cidade.

“Estamos investindo na qualificação dos guias profissionais e a expectativa é de estendermos essa visita para outras datas. Nossa cidade é permeada de espaços como esse que carregam em si um peso histórico e cultural que precisam ser conhecidos. A ideia é cada vez mais promovermos visitações como essa, ampliando o acesso aos locais e ao conhecimento de forma gratuita”, destacou o secretário Adjunto de Turismo, Leo Anderson.

A visitação ao Forte, com duração de cerca de uma hora e meia, foi guiada pelas profissionais Paloma Rosa e Grazielle Heguedusch, que detalhavam a cada ponto, um pouco sobre a história dos monumentos e espaços, além de lendas como a existência de túnel que ligaria o Forte ao colégio Castelo e à Igreja de Santana.